Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Síria. “Tudo isso é desumano”, diz Papa

25 fev, 2018 - 12:09

Francisco faz um forte apelo ao fim do conflito que matou, numa só semana, mais de 500 pessoas, 127 delas menores de idade.

A+ / A-
Papa apela à cessação da violência “desumana” na Síria
Papa apela à cessação da violência “desumana” na Síria

O Papa classifica a situação que se vive na Síria como desumana. Este domingo de manhã, na Praça de São Pedro, Francisco pediu paz para aquele país martirizado por sete anos de guerra.

“Este mês de fevereiro foi um dos mais violentos em sete anos de conflito: centenas, milhares de vítimas civis, crianças, mulheres, idosos. Até os hospitais foram atingidos. As pessoas não encontram comida”, começa por descrever.

“Irmãos e irmãs, tudo isso é desumano! Não se pode combater o mal com o mal. A guerra é o mal!”, sentencia.

No sábado, o Conselho de Segurança da ONU acordou num cessar-fogo para a Síria, mas os bombardeamentos continuam este domingo.

Durante a habitual oração do Angelus, o Papa pediu que seja garantido o acesso dos comboios de ajuda humanitária aos mais necessitados, sobretudo na região de Ghouta.

“Dirijo o meu sincero apelo à cessação imediata da violência, que seja garantido acesso à ajuda humanitária – alimentos e medicamentos – e que sejam retirados os feridos e doentes. Oramos a Deus que isso aconteça sem demora”, apelou.

O acordo alcançado no sábado à tarde em Nova Iorque não prevê o cessar-fogo para algumas zonas de Ghouta, controladas pela Frente Al-Nusra – um grupo radical sunita que pretende fundar um estado islâmico.

Este domingo, o Presidente francês, Emmanuel Macron, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente russo, Vladimir Putin, têm encontro marcado para discutir a aplicação do cessar-fogo e a entrada da ajuda humanitária.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+