Tempo
|
A+ / A-

Padre Tolentino inicia retiro com o Papa

18 fev, 2018 - 11:52

Vice-reitor da Universidade Católica inicia um ciclo de meditações intitulado ‘Elogio da sede’” com Francisco e os seus colaboradores mais diretos.

A+ / A-

O padre e poeta português José Tolentino Mendonça vai levar ao Papa uma reflexão sobre a “espiritualidade do quotidiano”, durante o retiro de Quaresma que orienta a partir de domingo às 17h00 (hora potruguesa), para Francisco e seus colaboradores mais diretos.

“Quando o Santo Padre quis falar comigo para que colaborasse nos Exercícios da Quaresma, disse-lhe que eu sou apenas um pobre padre, e é a verdade. Ele encorajou-me a partilhar da minha pobreza. Veio então à minha mente propor um ciclo de meditações muito simples sobre a sede, intitulado ‘Elogio da sede’”, relata o sacerdote, na sua mais recente crónica semanal para o jornal católico italiano ‘Avvenire’.

O tradicional retiro de Quaresma do Papa e da Cúria Romana decorre até sexta-feira na Casa do Divino Mestre, dos religiosos paulistas, em Ariccia, arredores de Roma, com 10 meditações do padre e poeta madeirense.

“A sede torna-se uma interpretação necessária não só para chegar ao coração humano, mas também para compreender o mistério de Deus”, adianta o padre Tolentino Mendonça.

O vice-reitor da Universidade Católica de Lisboa e consultor do Conselho Pontifício para a Cultura (Santa Sé) refere na sua crónica que a sede é “um tema bíblico, elaborado muitas vezes pela tradição cristã, e ao mesmo tempo é um mapa real, muito concreto”.

Papa em retiro orientado pelo padre Tolentino Mendonça
Papa em retiro orientado pelo padre Tolentino Mendonça
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+