Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bispo de Viseu: “O caminho é o do acolhimento total dos recasados”

14 fev, 2018 - 15:15 • Liliana Carona

A diocese vai formar equipas para acompanhar católicos casados em segundas ou terceiras núpcias, que são, assim, "convidados a viver a sua opção como membros da Igreja".

A+ / A-

A diocese de Viseu vai convidar os casais recasados a viver a alegria do amor, como membros da Igreja, formando equipas que vão acompanhar essas pessoas casadas em segundas ou terceiras núpcias.

“A postura do bispo e da diocese de Viseu é sempre esta: os casais recasados são convidados a viver a alegria do amor, os casais casados em segundas ou terceiras núpcias são convidados a viver a sua opção como membros da Igreja", explica o bispo D. Ilídio Leandro.

“Na formação permanente que fizemos, decidimos que em cada arciprestado haja dois casais que, com um padre, vão à procura chamando aqueles casais que estejam à margem da Igreja”, explica D. Ilídio, reforçando: “O caminho é o do acolhimento total dos recasados. Tomar parte dos sacramentos da Igreja será um caminho a fazer com o seu director espiritual.”

“Nós - a Igreja e os padres - fomos culpados dessa situação, pela prática de palavras e não aceitação a ser padrinhos, por exemplo, ou a fazer parte de grupos da igreja. Nós fomos afastando as pessoas da Igreja”, acrescenta.

D. Ilídio revela ainda que no Dia da Diocese, em julho, será organizado para um encontro destas equipas que vão acompanhar os recasados: "Insistimos que o dia 1 de julho, dia da diocese, seja precisamente dia de um encontro dessas equipas, com casais, para proporem com amor aos recasados, essa entrada e abertura à Igreja."

A diocese de Viseu começa a organizar as equipas de procura e encaminhamento dos recasados no próximo Conselho Presbiteral, a 27 de fevereiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • margarida maria silv
    15 fev, 2018 23:42
    Recasados; não "rematrimoniados ". A igreja nunca fala em voltarem a usufruir do sacramento do matrimónio, mas em serem aceites na igreja. Cristo fundou a igreja do perdão e da diversidade!
  • Armando Costa
    15 fev, 2018 Vila de Cucujaes 16:26
    Teólogos conservadores acusam Papa Francisco de espalhar a heresia. 'Por saúde mental eu não leio as páginas da Internet da chamada 'resistência'. Sei quem são, conheço os grupos, mas não os leio, simplesmente para preservar a minha saúde mental' ... É um desgosto, mas é preciso seguir em frente"(Papa Francisco). "Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas; e elas me conhecem; assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É NECESSÁRIO QUE EU AS CONDUZA TAMBÉM. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor." João 10:14-16
  • Manuel Fortuna
    15 fev, 2018 Gaia 12:15
    Gostaria de dizer ao snr.Ludgero que pode haver recasados pois o casamento pelo civil também é casamento e que eu saiba qualquer casado pela Igreja pode casar pelo civil . Portanto que a Igreja tenha os seus regulamentos e procure que se cumpram estou de acordo mas , por acasdo sabe que existiram apóstolos casados que padres de outras religiões que se tenham convertido, podem ser casados e padres? Penso que o casamento éuma lei da Igreja e não um dogma.
  • Manuel Fortuna
    15 fev, 2018 Oliveira do Douro 11:33
    A Igreja, como mae, quantos filhos terá perdido pela obstinação de alguns membros da Igreja?Quantos bispos e padres já se dignaram estudar o problema dos divorciados e a sua razão? Quantos se poderiam ter aproveitado até para evitar outros casos semelhantes? ( Falo desta maneira porque também sou divorciado e teria todo o gosto de estar integrado numa dessas equipas - sou totalmente contra o divorcio apesar de estar nessa situação).Só Deus sabe as razões de cada um e o esforço que se faz ou não para o evitar.Ainda bem que a Igreja está a tomar conta deste grave problema da nossa sociedade.
  • Ludgero José Lourenç
    15 fev, 2018 Lisboa 09:30
    Alguém pode explicar ao bispo de Viseu que não existem «casais recasados em segundas ou terceiras núpcias»? Primeiro, porque um casal é formado por duas pessoas, homem e mulher, unidos pelo Sacramento do Matrimônio, no caso de serem católicos. Ora estas duplas, não receberam o Sacramento do Matrimônio, nem o podem receber.... Segundo, porque não existe o tal «recasamento», na religião católica. O Matrimônio católico é uno e indissolúvel. Terceiro, porque não existem nem segundas nem terceiras (e nem quartas...) núpcias, enquanto os esposos das primeiras estejam vivos. Existe um impedimento dirimente neste caso, que é o vínculo... Quarto, a culpa de estas pessoas estarem impedidos de cumprir determinadas funções na Igreja, nomeadamente de serem padrinhos, é deles próprios: a Igreja só entende evitar o escândalo que consistiria em dar como exemplo de bons católicos para o afilhado uma dupla de adúlteros públicos... E eu a pensar que para ser bispo era preciso aprender mais do que o catecismo... mas, pelo visto, nem isso é necessário estudar para ser bispo de Viseu. Ab inimicos Sanctae Ecclesiae, libera nos Domine! Pe Samuel Bon
  • Raquel
    15 fev, 2018 Jarego 07:27
    Caro João Lopes, o “programa” para as pessoas “bem casadas” já existe. É um Sacramento e chama-se Confissão (que, por acaso, era também um dos Sacramentos negados aos recatados).
  • Manuel da Costa
    15 fev, 2018 Sydney, Australia 03:58
    Acerca de católicos que perderam a confiança em certos Padres e até em Bispos, que pelo seu comportamento não se coaduna com a doutrina cristã, que haverá para dizer?
  • João Lopes
    14 fev, 2018 Viseu 19:05
    Muito bem. Mas há também muitas pessoas bem casadas, fieis ao seu marido e à sua mulher, vão à Missa mas não se abeiram da comunhão (e provavelmente não se confessam). E qual é o "programa" para "recuperar" essas pessoas?

Destaques V+