Tempo
|
A+ / A-

​Bragança. Fundação Betânia avança com resposta social na área das demências

31 jan, 2018 - 09:46 • Olímpia Mairos

Na região não existe qualquer instituição especializada e os pedidos vão chegando todos os dias aos lares de terceira idade.

A+ / A-

A Fundação Betânia, Centro Apostólico de Acolhimento e Formação da diocese de Bragança-Miranda, vai avançar com a construção de uma estrutura especializada em demências. Uma resposta social numa região com uma população envelhecida e em que a prevalência destas doenças é cada vez maior.

“Queremos dar continuidade a um trabalho que já é feito e, desta vez, com a construção de um edifício que vai dar resposta a novos pedidos no âmbito da população idosa, com a criação e o aumento da estrutura residencial e também apoiar as demências”, avança à Renascença a directora da instituição, Paula Pimentel.

O edifício já está em construção e vai contemplar dois espaços, um para pessoas idosas ou com idade avançada e outro para pessoas com demências, “uma problemática cada vez mais comum”, e para a qual não há resposta no Nordeste Transmontano.

Actualmente são as estruturas residenciais para pessoas idosas a atender e acolher as pessoas com demências. Uma resposta que, no entender da directora da Fundação Betânia, “não é a melhor resposta, porque a pessoa com demência precisa de um apoio especializado”.

A fundação já “apoia algumas pessoas com demências, para não dizer muitas, mas o convívio e a partilha de actividades, por mais que estejam direccionadas para pessoas mais idosas com pessoas mais jovens, nem sempre é saudável”, refere Paula Pimentel.

E como os pedidos para “pessoas cada vez mais jovens” estão sempre a chegar, a Fundação Betânia quer “oferecer um serviço com uma outra qualidade e até mesmo com outra dignidade”.

O edifício vai integrar 28 pessoas em quartos duplos e em quartos individuais. Contará com uma equipa multidisciplinar, com diferentes técnicos de várias áreas, equipa médica e de saúde e na área da dinamização e das actividades sócio-culturais adaptadas aos dois grupos.

A Fundação mantém a expectativa em obter o “apoio de uma candidatura” para concretizar o projecto, mas, se tal não vier a acontecer, se não houver financiamento, admite “contrair um empréstimo”, para disponibilizar a resposta social já no próximo ano.

“Nós vamos avançar com a obra este ano e em 2019 gostaríamos que fosse possível atender e acolher todos os pedidos que chegam e que, muitas vezes, temos que dizer não, por falta de vagas, por falta de condições para acolher mais um pedido”, conclui Paula Pimentel.

A Fundação Betânia é uma obra católica para acolher idosos da diocese de Bragança-Miranda, fundada pelo cónego Aníbal João Folgado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+