Tempo
|
A+ / A-

Papa manda investigar novas revelações sobre bispo chileno acusado de encobrir abusos

30 jan, 2018 - 14:05

Francisco enviou para o Chile o arcebispo maltês Charles Scicluna, especialista na questão dos abusos sexuais praticados por membros do clero. Em causa estão dados sobre o bispo de Osorno, Juan Barros.

A+ / A-

O Papa mandou investigar novas revelações sobre o bispo Juan Barros, do Chile, acusado por algumas vítimas de abusos sexuais de ter ajudado a encobrir o abusador, padre Fernando Karadima.

Francisco enviou para o Chile o arcebispo maltês Charles Scicluna, um dos principais especialistas do Vaticano na questão de abusos sexuais praticados por membros do clero.

Scicluna foi, durante muitos anos, o responsável da Santa Sé pelos processos envolvendo padres acusados de abusos e pela reforma do sistema e penalização para os que são condenados por esta prática.

Numa nota publicada esta terça-feira pela sala de imprensa da Santa Sé, lê-se que a decisão foi tomada devido ao surgimento de “algumas informações recentes”, embora estas não tenham sido reveladas.

Segundo a nota, Scicluna desloca-se a Santiago do Chile “para escutar aqueles que manifestaram a vontade de dar a conhecer os elementos que possuem”.

O caso de Juan Barros ensombrou a recente visita do Papa ao Chile. Francisco foi recebido por protestos daqueles que contestam o facto de ele ter nomeado Juan Barros com bispo de Osorno, apesar das alegações das vítimas. Durante a visita Francisco disse aos jornalistas que não existem provas contra Barros, apenas “calúnias”, um termo que não caiu bem na sociedade chilena.

Já no avião que o transportou para Roma, o Papa pediu desculpa pelo uso dessa palavra, mas insistiu que o caso de Juan Barros – que não é acusado de abusos mas de ter encoberto o seu amigo e mentor Karadima – foi analisado muito cuidadosamente e que não foram encontradas quaisquer provas da sua culpa.

Porque é que o Papa pediu desculpa às vítimas de abusos chilenas?
Porque é que o Papa pediu desculpa às vítimas de abusos chilenas?
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+