Tempo
|
A+ / A-

Papa pede a jovens que não se conformem com a destruição da Amazónia

19 jan, 2018 - 18:15 • Aura Miguel , Filipe d'Avillez

Num encontro com os jovens e crianças de Puerto Maldonado, Francisco incentivou à educação, mas sem esquecer a sua própria cultura e tradições.

A+ / A-

O Papa Francisco pediu esta sexta-feira, no Peru, aos jovens da Amazónia que não se conformem jamais com a destruição da Amazónia.

“Vedes, com tristeza, a destruição das florestas. Os vossos avós ensinaram-vos a descobri-las: nelas encontravam o seu alimento e os remédios que os curavam. Hoje, são devastadas na vertigem dum equivocado progresso. Os rios que acolheram os vossos jogos e vos deram comida, hoje estão sujos, poluídos, mortos. Jovens, não vos conformeis com o que está a acontecer", disse Francisco.

Francisco incentivou ainda os jovens com quem esteve em Puerto Maldonado, no lar O Principezinho, a estudar, mas sem perder de vista as tradições de que são herdeiros. “Não renuncieis à herança dos vossos avós, não renuncieis à vossa vida nem aos vossos sonhos. Gostaria de vos encorajar a estudar: preparai-vos, aproveitai as oportunidades que tendes para vos formar. O mundo precisa de vós, jovens dos povos nativos, e precisa de vós assim como sois.”

Depois de, nos seus dois discursos anteriores, o Papa ter criticado a exploração e a discriminação dos indígenas e apelado aos nativos da Amazónia que ajudem a combater o “demónio” da avareza e do dinheiro, que “exigem sacrifícios humanos” e “destroem florestas”, neste encontro com os jovens o Papa responsabilizou-os pela mudança de rumo da sociedade actual.

“Amigos, muitas vezes, as nossas sociedades precisam de corrigir o rumo e estou certo de que vós, jovens dos povos nativos, podeis ajudar imenso neste desafio, sobretudo ensinando-nos um estilo de vida que se baseie no cuidado, e não na destruição, de tudo aquilo que se opõe à nossa ganância”, disse.

Depois deste encontro, o Papa almoça com representantes dos povos da Amazónia, e de seguida parte para Lima, capital do Peru, onde ainda esta sexta-feira se encontra com as autoridades, sociedade civil e corpo diplomático.

Francisco fica ainda dois dias no Peru e no domingo à noite regressa para Roma, onde chega na segunda-feira.


Renascença no Chile e Peru com o Papa Francisco. Apoio: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

O grito da Amazónia, a escravatura moderna e as estrelas do Principezinho
O grito da Amazónia, a escravatura moderna e as estrelas do Principezinho
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jose Campos
    19 jan, 2018 Setubal 21:19
    Certamente que a destruição da Amazónia é uma preocupação a nível internacional mas o Papa devia era preocupar-se com o que se está a passar na Europa, incluíndo em Itália, com a destruição da Religião, Cultura e Segurança europeias ! E os grandes prejudicados serão os homens e as mulheres de amanhã - ou seja; As crianças da actual Europa!
  • TACV
    19 jan, 2018 Lisboa 20:12
    Pois é! Ele diz isso e depois vai almoçar um manjar de carne (a indústria da carne é a principal responsável pela destruição da Amazônia).

Destaques V+