Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa lamenta "dor causada pelos abusos" e apela à Igreja que "não esconda as chagas"

16 jan, 2018 - 21:00

No Chile, Francisco defendeu que "uma Igreja com chagas não se coloca no centro, não se considera perfeita". Voltou a referir a "dor causada pelos abusos" disse que os fiéis não precisam de super-heróis, mas de pastores. Francisco recusou ainda a ideia de "'selfies' vocacionais".

A+ / A-
Papa volta a referir a "dor causada pelos abusos" e apela à Igreja que "não esconda as chagas"
Papa volta a referir a "dor causada pelos abusos" e apela à Igreja que "não esconda as chagas"

As feridas que a Igreja carrega são precisamente aquilo que a liberta, disse esta terça-feira o Papa Francisco, num encontro com os religiosos e religiosas do Chile, onde se encontra em visita apostólica.

Perto do início do seu longo discurso, o Papa voltou a referir-se ao escândalo dos abusos sexuais na Igreja, depois de na manhã desta terça-feira ter pedido perdão por esta situação no seu discurso de boas vindas, perante as autoridades civis e políticas do país.

Desta feita, falando aos representantes da Igreja, Francisco voltou a referir a dor dos abusados, mas também a dos padres ou religiosos inocentes que têm de viver com o peso dos pecados cometidos por outros.

“Sei da dor causada pelos casos de abuso contra menores e sigo com atenção aquilo que estais a fazer para superar este grave e doloroso malefício. Dor pelo dano e sofrimento das vítimas e suas famílias, que viram traída a confiança que depunham nos ministros da Igreja. Dor pelo sofrimento das comunidades eclesiais, e dor também por vós, irmãos, que, além do desgaste pela entrega, experimentastes o dano que provoca a suspeita e a contestação, que pode ter insinuado – em alguns ou muitos – a dúvida, o medo e a desconfiança.”

“Convido-vos a pedir a Deus que nos dê a lucidez de chamar a realidade pelo seu nome, a coragem de pedir perdão e a capacidade de aprender a escutar o que Ele nos está a dizer”, disse o Papa.

Mas Francisco foi mais longe e disse mesmo que estas feridas que afectam a Igreja, ou chagas, podem ser benéficas para a instituição, dando como exemplo o próprio Jesus.

“Jesus Cristo não Se apresenta, aos seus, sem chagas; foi precisamente a partir das suas chagas que Tomé pôde confessar a fé. Estamos convidados a não dissimular nem esconder as nossas chagas. Uma Igreja com as chagas é capaz de compreender as chagas do mundo actual e de assumi-las, sofrê-las, acompanhá-las e procurar saná-las", disse.

“Uma Igreja com as chagas não se coloca no centro, não se considera perfeita, mas coloca no centro o único que pode sanar as feridas e que se chama Jesus Cristo. A consciência de ter chagas, liberta-nos. É verdade; liberta-nos de nos tornarmos auto-referenciais, de nos considerarmos superiores”, insistiu.

“Em Jesus, as nossas chagas ficam ressuscitadas. Tornam-nos solidários; ajudam-nos a derrubar os muros que nos encerram numa atitude elitista, incitando-nos a construir pontes e ir ao encontro de tantos sedentos do mesmo amor misericordioso que só Cristo nos pode dar.”

O Papa recordou aos religiosos que o escutavam que os fiéis não precisam que eles sejam perfeitos. “O povo de Deus não espera nem precisa de super-heróis, espera pastores, pessoas consagradas, que conheçam a compaixão, que saibam estender uma mão, que saibam parar junto de quem está caído.”

Papa pede perdão por abusos sexuais no Chile
Papa pede perdão por abusos sexuais no Chile

“Selfies” sim, mas não vocacionais

Desde a sua eleição, Francisco tornou-se famoso por se deixar fotografar com facilidade e são muitas as ocasiões em que posou junto a fiéis para tirar “selfies”.

Mas esta noite, falando aos religiosos, o Papa traçou um limite para esta moda fotográfica. “É verdade que somos chamados individualmente, mas sempre para ser parte de um grupo maior. Não existe a ‘selfie vocacional’. A vocação exige que a foto te seja tirada por outrem”, disse Francisco, “que lhe havemos de fazer?”

O discurso do Papa aos religiosos e religiosas foi um dos últimos eventos de um dia muito preenchido, que começou com os discursos de boas-vindas e prosseguiu com missa campal. Depois do almoço, o Papa visitou um centro penitencial, onde falou às reclusas.

As actividades de segunda-feira prosseguem com um encontro com os bispos do Chile e, para terminar, um encontro com os jesuítas naquele país. Na quarta-feira o Papa viaja para Temuco, ainda no Chile, onde celebra missa às 13h30, hora de Lisboa.

Antes de regressar a Roma, Francisco vai ainda ao Peru.

Canhões de água varrem protestos contra visita do Papa ao Chile
Canhões de água varrem protestos contra visita do Papa ao Chile
A receita do Papa para combater a desconfiança
A receita do Papa para combater a desconfiança

Renascença no Chile e Peru com o Papa Francisco. Apoio: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+