Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Santuário de Fátima marca “Encontros na Basílica”

12 jan, 2018 - 18:52 • Ângela Roque

Primeira de cinco palestras terá lugar este Domingo, com o tema “Memória e Gratidão: atitudes crentes”.

A+ / A-

O Santuário de Fátima organiza uma série de palestras a que chama “encontros na Basílica”.

Será a Basílica de Nossa Senhora do Rosário a acolher este ciclo de encontros, que fazem parte do programa definido para o triénio 2017-2020, com o tema genérico “Tempo de Graça e misericórdia”.

Para a primeira palestra, domingo, às 15h30, foi escolhido o tema “Memória e Gratidão: atitudes crentes”. Vai ser proferida pelo padre Joaquim Ganhão, responsável pelo Museu Diocesano de Santarém, e director da Comissão Diocesana para os Bens Culturais da Igreja, que coordenou a Comissão de Liturgia da visita do Papa Francisco ao Santuário de Fátima, em Maio de 2017.

Em todos os encontros previstos haverá um momento musical. O desta primeira palestra estará a cargo do grupo “Cantus Novus Ensemble”, sob a direção de António Lourenço Menezes.

De acordo com o programa disponibilizado pelo Santuário de Fátima, o segundo “Encontro na Basílica” será no dia 11 de Março. O padre João Paulo Quelhas, capelão do santuário, irá falar sobre “O reconhecimento eclesial das aparições de Fátima”, e no final actuarão Eva Braga Simões, Hugo Sanchez e Carmina Repas Gonçalves.

André Pereira foi convidado para a terceira conferência, dia 3 de Junho, e que será dedicada à “Graça e Misericórdia: as aparições de Pontevedra e Tuy’. A actuação musical será do Grupo Coral Sol Nascente.

Os “Encontros na Basílica” serão retomados a 9 de Setembro, com uma palestra sobre “A Mensagem dos Papas em Fátima”, que vai ser apresentada por Eduardo Caseiro, seguida da actuação do organista João Santos.

O último encontro está marcado para 11 de Novembro. O director do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário, Marco Daniel Duarte, irá falar sobre “A imagem peregrina e o seu papel no anúncio da mensagem”. A palestra terminará com a actuação do Coro Polifónico Eborae Musica.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • conceição saudeevora
    14 abr, 2018 EVORA 15:57
    estes encontros na Basilica em minha opinião foi uma ideia genial.Fui assistir no dia 11 de março cuja palestra foi proferida pelo Sr Padre João Paulo Quelhas.Gostei imenso focado factos desconhecidos.Muito Obrigada.Deus o acompanhe sempre na sua missão.

Destaques V+