Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nas ruas de ​Monsaraz há um presépio em tamanho real

21 dez, 2017 - 16:53 • Rosário Silva

Na vila medieval há dezenas de figuras que atraem turistas portugueses, espanhóis e de outras partes do mundo, para celebrar o nascimento do Menino Jesus.

A+ / A-

Visitar Monsaraz por estes dias é entrar, também, na gruta de Belém. Na vila medieval há 46 figuras em tamanho real que dão vida às ruas.

Vai para 18 anos que a escultora Teresa Martins concebeu as figuras que representam a Natividade. São feitas em ferro e rede, cobertas com panos permeabilizados de cores cruas e pintadas em tons pastel, lilases e rosa-velho.

“É uma instalação artística feita em Monsaraz, há quase duas décadas, e que se confunde com todos os visitantes que passam pela nossa vila histórica recentemente eleita Maravilha de Portugal”, começa por recordar autarca José Calixto.

Segundo o presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, “é mais um atractivo que durante todo o mês de Dezembro e até aos Reis, acolhe os que passam por este bonito recanto de Portugal”.

O pastor, os guardas do castelo, os Reis Magos, o almocreve, o oleiro, a lavadeira ou a fiadeira, são figuras com as quais os visitantes se podem cruzar nesta quadra e que rumam na mesma direcção: a do presépio, onde, serenamente, aguardam Maria, José e o Menino.

Os moradores já estão habituados à presença da família de Nazaré. Os visitantes ficam agradavelmente surpreendidos. Muitos regressam ano após ano.

“São milhares de pessoas que vêm até nós nesta época do ano”, sublinha o autarca, adiantando que neste momento o crescimento já é de “20% face ao mesmo período do ano anterior”.

José Calixto diz que é a “curiosidade” a mover os visitantes que chegam, também, em grande número da vizinha Espanha. “É uma instalação de Natal diferente, que recebe muitos espanhóis, embora ultimamente registemos turistas de muitas outras partes do mundo”, adianta.

Por estes dias, Monsaraz conta com mais um motivo com capacidade de atrair e encantar. O presépio em tamanho real é, contudo, uma pequena parte do que está preparado para quem visitar o concelho. Da gastronomia aos vinhos, passando pela animação variada, com música, iluminação e iniciativas alusivas à época, tudo está contido no programa “Do Natal aos Reis” preparado pelo município de Reguengos de Monsaraz.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 27 dez, 2017 21:47
    Perante a sociedade actual que esquece o verdadeiro sentido do Natal - costumo dizer que no Natal se comemora o nascimento de Jesus, pois se Ele não tivesse nascido não se comemorava este Natal - vê-se que ainda há quem se preocupe em mostrar o que é o Natal. Nem que seja apenas pelos turistas, a lembrança fica.

Destaques V+