Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Comunidade Vida e Paz "devolve" Natal aos sem-abrigo

15 dez, 2017 - 15:57 • Ana Lisboa

Esta é uma festa de grande dimensão, com o objectivo de proporcionar um Natal mais digno a todos aqueles que vivem na rua e ajudá-los a reconstruir o seu sentido de vida.

A+ / A-

A tradicional Festa de Natal da Comunidade Vida e Paz decorre, entre esta sexta-feira e domingo, na Cantina da Cidade Universitária.

As portas abriram ao início da tarde. Esperam-se mais de 1.500 pessoas nestes três dias que decorrem sob o lema “Comunidade em Família”.

Como habitualmente, vão estar disponíveis uma série de serviços essenciais e outros que visam assegurar algumas das necessidades mais básicas de quem vive na rua.

O director-geral da Comunidade Vida e Paz, Henrique Joaquim, diz que haverá “desde a higiene pessoal que as pessoas podem fazer ali no espaço e o cuidar da sua imagem, porque em termos de auto-estima é crucial”.

“Temos uma área crítica que é a área da saúde, com médicos de clínica geral, com a Direcção-Geral da Saúde a fazer a vacinação. Depois, temos toda uma área de cidadania, onde estão instituições parceiras nossas como a Santa Casa da Misericórdia, a Segurança Social, o Instituto do Emprego. No meio destas, destacaria o Instituto de Registos e Notariado que nos permite oferecer às pessoas a possibilidade de fazerem ali o seu cartão do cidadão”, refere Henrique Joaquim.

Também vai haver um espaço em que a Comunidade Vida e Paz dá a conhecer todas as suas respostas, nomeadamente, a reintegração na sociedade.

Este propósito “é, sem dúvida, o mais importante”, admite Henrique Joaquim. E acrescenta, “temos consciência que para chegar a ele, temos que suprir um outro conjunto de necessidades que, por um lado, para as pessoas são mais prioritários e, por outro lado, também são, muitas vezes, o que lhes faz acreditar que é possível depois dar outros passos que são mais complicados de dar”.

Como em qualquer festa de Natal, nesta também não vão faltar as prendas que são normalmente bens de primeira necessidade. “Como a maior parte muitas vezes são homens, estamos a falar de roupa interior, estamos a falar de luvas, cachecóis, gorros ou os produtos de higiene para que no dia-a-dia possam cuidar de si”.

Um dos pontos altos deste evento é uma missa, no domingo, ao meio dia, presidida pelo cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

O director-geral da Comunidade Vida e Paz considera que este vai ser um ponto alto do evento, porque “é na eucaristia também que nós celebramos a vida e a transformação da vida, ainda mais na altura do Natal. E nos últimos anos o Senhor Patriarca tem feito questão de ser ele a celebrar. Este ano temos ainda uma graça maior, porque ele fica connosco a partilhar a refeição que será um almoço de Natal”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro Godinho
    15 dez, 2017 Lisboa 18:08
    Que orgulho em ser voluntário desta instituição tão nobre.

Destaques V+