Tempo
|
A+ / A-

​Líder copta recusa encontro com vice-presidente dos EUA

09 dez, 2017 - 15:42

Tawadros II protesta contra reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel.

A+ / A-

Tawadros II, líder da igreja copta ortodoxa egípcia, anulou um encontro com o vice-presidente norte-americano previsto para este mês, no Cairo, para protestar contra a decisão unilateral de Washington declarar Jerusalém capital de Israel.

A decisão anunciada na quarta-feira pelo presidente Donald Trump "feriu os sentimentos de milhões de árabes", afirmou a Igreja em comunicado, acrescentando ter decidido não receber Mike Pence durante a sua visita ao Egipto.

A controversa decisão de Trump, criticada pela ONU, a União Europeia e vários membros da comunidade internacional, gerou uma onda de protestos nos territórios palestinianos que continua hoje e já custou a vida a quatro pessoas em Gaza, duas em confrontos com o exército israelita e outras duas em bombardeamentos sobre a Faixa, em resposta ao lançamento de foguetes contra Israel.

Outras 170 pessoas na Faixa ficaram feridas, a maioria com munições reais nos membros inferiores, somando-se a outros tantos feridos em protestos na Cisjordânia, a maior parte com balas de borracha.

Para este sábado estão convocadas novas manifestações de protesto em Jerusalém Este, Belém e outras cidades.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+