Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Myanmar. Começou a visita do Papa a uma das periferias do mundo

27 nov, 2017 - 07:13

Francisco visita, até sábado, dois países asiáticos extremamente pobres e onde os católicos estão em minoria.

A+ / A-

O Papa já aterrou em Rangum, capital da Myanmar. É o início de uma delicada visita a um país budista onde apenas 1,2% da população é cristã. Francisco é o primeiro pontífice a visitar o país e esta é a sua 21ª viagem internacional.

Depois de aterrar, Francisco entrou num carro azul escuro (discreto, como gosta) e não tem muitos pontos de agenda para esta segunda-feira, estando apenas previstas saudações aos bispos.

Ao jornal “Osservatore Romano”, o arcebispo de Rangum, Charles Bo, reconhecia que, há um ano, não imaginava que uma Igreja tão pequenina (com pouco mais de meio milhão de fiéis católicos) poderia receber a visita do Papa.

Mas Francisco é conhecido como “o Papa das periferias”. Desde o início do Pontificado que tem defendido que o lugar dos bispos é junto das “periferias existenciais”, onde há sofrimento e solidão.

Depois de mais de 10 horas de voo, o Papa foi recebido no aeroporto por um ministro-delegado do presidente, juntamente com todos os bispos da Conferência Episcopal.

Várias crianças das paróquias da cidade e dos arredores ofereceram flores.

A cerimónia oficial de boas-vindas está marcada para esta terça-feira, no palácio presidencial, em Nay Pyi Taw.

Mynamar é governado por um regime militar que só autorizou a entrada aos jornalistas acreditados pelo Vaticano e não aceitou qualquer tipo de transmissão em directo dos encontros mais significativos relacionados com as autoridades e os líderes budistas.

O país foi ainda acusado pelos Estados Unidos de “limpeza étnica” da minoria muçulmana rohingya e a própria ONU apontou o dedo à Nobel da Paz Aung San Suu Kyi de nada fazer para proteger aquela comunidade.

Aung Suu Kyi. Quem é a Nobel da Paz acusada de esquecer os direitos dos rohingya?
Aung Suu Kyi. Quem é a Nobel da Paz acusada de esquecer os direitos dos rohingya?

No tradicional telegrama enviado ao Presidente da Itália, quando deixou o país, o Papa referiu que partia como “peregrino da paz, para encorajar as pequenas mas fervorosas comunidade católicas e encontrar-se com os crentes de várias religiões”.

Rangum tem uma diferença horária de mais 5h30 do que Roma (mais 6h30 que em Lisboa).

Em Myanmar, 91% da população é budista e 1,2% católica (perto de 700 mil pessoas, de um total de 51 milhões). Milhares deslocaram-se de comboio ou autocarro para a capital para poderem ver o Papa.

Francisco vai ainda visitar o Bangladesh, para fugiram perto de 620 mil pessoas da comunidade rohingya, segundo números da Amnistia Internacional, que acusa as autoridades de Myanmar de “crimes contra a humanidade” como homicídio, violação e tortura.

O Exército recusa todas as acusações.


A Renascença com o Papa em Myanmar e no Bangladesh. Apoio: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Quem são os rohingya, que fogem aos milhares de Myanmar?
Quem são os rohingya, que fogem aos milhares de Myanmar?
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+