Tempo
|
A+ / A-

​Turismo religioso. Entre a segurança, a tecnologia e a liberdade

23 nov, 2017 - 18:57 • Paula Costa Dias

Congresso Internacional de Turismo Religioso juntou mais de mil pessoas em Fátima.

A+ / A-

Segurança, tecnologia e sustentabilidade. São estes os três principais desafios que o turismo religioso tem pela frente, diz o presidente da Organização Mundial do Turismo (OMT). Taleb Rifai foi um dos participantes do Congresso Internacional de Turismo Religioso, que juntou, durante dois dias, em Fátima, mais de mil pessoas ligadas ao sector.

A questão que se coloca hoje é “como viajar em segurança, mas de forma agradável e livre”, disse Taleb Rifai no seu discurso final no congresso. Frisando que “não podemos deixar de viajar”, o responsável afirmou que é preciso “tornar seguro o acto de viajar.”

O segundo desafio “é o da tecnologia e como o turismo deve tirar vantagens dela, em vez de ser uma vítima, como acontece nalguns casos.”

Já o terceiro desafio, que para Taleb Rifai é o mais importante, “é o da sustentabilidade”. “Com o rápido crescimento do turismo”, “o que é que fazemos com estes números, como é que tornamos este grande crescimento numa vantagem, numa oportunidade?”

Por outro lado, salientou o presidente da OMT, é também importante construir uma planificação para todo o ano, no sentido de evitar picos, e as receitas provenientes das visitas turísticas devem ser aplicadas na preservação dos próprios locais turísticos.

Taleb Rifai apontou ainda a necessidade de se melhorar as acessibilidades aos locais, um desafio que o presidente da Câmara de Ourém vê como uma prioridade.

Luís Albuquerque reconhece que “as acessibilidades em Fátima não são as melhores”. Para as melhorar, será preciso “que o Governo se envolva” porque o município não “tem capacidade”.

O próximo Congresso Internacional de Turismo Religioso terá lugar em Cracóvia, na Polónia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+