Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

500 anos das 95 teses. Vaticano e Federação Luterana Mundial assinam declaração conjunta

31 out, 2017 - 17:40 • Agência Ecclesia

O documento, publicado na sala de imprensa da Santa Sé, surge no dia em que completam cinco séculos sobre a afixação das 95 teses de Martinho Lutero, em Wittenberg, na Alemanha.

A+ / A-

O Vaticano e a Federação Luterana Mundial publicaram, esta terça-feira, uma declaração conjunta, no dia em que se encerra a “comemoração comum” dos 500 anos da reforma protestante, elogiando o clima de diálogo entre católicos e luteranos.

“Pela primeira vez, luteranos e católicos consideraram a Reforma desde uma perspectiva ecuménica, o que deu lugar a uma nova visão sobre os acontecimentos do século XVI que levaram à nossa separação”, assinalam os signatários.

O documento, publicado na sala de imprensa da Santa Sé, surge no dia em que completam cinco séculos sobre a afixação das 95 teses de Martinho Lutero, na Alemanha.

"Pedimos perdão pelos nossos fracassos, as formas com que os cristãos feriram o Corpo do Senhor e se ofenderam uns aos outros durante os 500 anos que decorreram desde o início da Reforma até hoje", refere o texto.

O Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos (Santa Sé) e a Federação Luterana Mundial mostram-se, sobretudo, agradecidos pelo “caminho ecuménico” percorrido nos últimos 50 anos.

“Essa peregrinação, apoiada pela nossa oração comum, o culto e o diálogo ecuménico, resultou na eliminação de preconceitos, uma maior compreensão mútua e a identificação de acordos teológicos decisivos”, pode ler-se.

A nota recorda a declaração conjunta sobre a doutrina da justificação, assinada em 1999, que já assumida por Metodistas e pela Comunhão Mundial de Igrejas Reformadas, sendo hoje recebida pela Comunhão Anglicana.

A 31 de Outubro de 2016, o Papa e o presidente da Federação Luterana Mundial (LWF, siga em inglês), assinaram na Suécia uma declaração comum, por ocasião da comemoração conjunta católico-luterana dos 500 anos da reforma protestante.

“Pedimos a Deus inspiração, ânimo e força para podermos continuar juntos no serviço, defendendo a dignidade e os direitos humanos, especialmente dos pobres, trabalhando pela justiça e rejeitando todas as formas de violência”, refere o texto, firmado por Francisco e por Munib Yunan na catedral luterana de Lund, após uma oração ecuménica.

Data assinalada em Braga

Em Portugal, a cidade de Braga acolhe no sábado o Fórum Ecuménico Jovem (FEJ), com o objectivo de “dar continuidade à celebração do 500 anos da Reforma, procurando colocar em evidência os dons espirituais por ela trazidos”.

Segundo o programa, o encontro dos jovens cristãos em Portugal recordara viagem do Papa Francisco à Suécia e vai “abordar as grandes intuições da Reforma”.

As principais divisões entre as Igrejas cristãs ocorreram no século V, depois dos concílios de Éfeso e de Calcedónia (Igreja copta, do Egipto, entre outras); no século XI com a cisão entre o Ocidente e o Oriente (Igrejas Ortodoxas); no século XVI, com a reforma protestante (luteranos e calvinistas) e, posteriormente, a separação da Igreja de Inglaterra (anglicana).

O Departamento Filatélico do Vaticano recorda os 500 anos da reforma protestante com a emissão de um selo comemorativo, que figura Martinho Lutero com uma Bíblia e o seu amigo Filipe Melantone com a 'Confissão de Augsburgo', o primeiro documento oficial dos princípios do protestantismo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mario
    31 out, 2017 Portugal 18:07
    Daqui a uns anos festejam a entrada do islamismo na Alemanha....

Destaques V+