Tempo
|
A+ / A-

​Renascença ganha prémio de jornalismo sobre Centenário das Aparições

12 out, 2017 - 14:00

Na avaliação do trabalho da Renascença “Fátima na Bielorussia, uma chama que a URSS não apagou", o júri destacou “o elevado nível estético das imagens”.

A+ / A-
Reportagem - Fátima na Bielorrússia. Uma chama que a URSS não apagou - 09/05/2017 - Aura Miguel e Joana Bourgard

A reportagem multimédia da RenascençaFátima na Bielorussia, uma chama que a URSS não apagou” venceu o Prémio de Jornalismo Centenário das Aparições, das jornalistas Aura Miguel e Joana Bourgard.

O júri, presidido pelo reitor do Santuário de Fátima, Pe. Carlos Cabecinhas e composto por Carmo Rodeia, Clara Almeida Santos, Eduardo Cintra Torres, Manuel Pinto, Rogério Santos e Paulo Agostinho, decidiu também premiar, em ex-aequo, o trabalho “Maria, de Fátima”, de Berta Freitas, jornalista da RTP.

Na avaliação do trabalho da Renascença, o júri destacou “o elevado nível estético das imagens” e o aproveitamento conjugado de “várias perspectivas informativas, nomeadamente, o crente, o religioso, o histórico e o social”.

Este prémio era aberto a todos os profissionais da comunicação social e os trabalhos a submeter teriam de ser publicados entre os dias 1 de Abril de 2016 e 31 de Julho de 2017.

De acordo com a nota de imprensa do Santuário de Fátima, “ao todo concorreram 25 trabalhos, alguns em co-autoria, todos no género reportagem para televisão, rádio, imprensa ou multimédia” e todos estavam “centrados na temática de Fátima, sendo a peregrinação o tema prevalecente na esmagadora maioria dos trabalhos”.

O Santuário revela ainda que, entre os trabalhos candidatos, existiram quatro estrangeiros (três brasileiros e um italiano).

O Santuário de Fátima instituiu este prémio de jornalismo com a finalidade de destacar trabalhos de jornalismo, do género “reportagem”, publicados em órgãos de comunicação social, em língua portuguesa, que tivessem por objecto o fenómeno Fátima.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Helder
    16 out, 2017 Barcelos 21:51
    O sr bispo D. Manuel Martins representa o que deveria ser uma igreja intreventiva e denunciar o que está mal e não ser amorfa .Cristo denunciava o que estava mal .Sou cristão mas cada vez mais pouco católico
  • Margarida Prieto
    13 out, 2017 Monte Estoril 08:46
    Muitos Parabéns à Radio Renascença com especial louvor para a Aura Miguel que tão lpnge e tão bem a tem levado por este Mundo fora...

Destaques V+