Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vaticano quer combater as “fake news”

29 set, 2017 - 11:54

“A verdade vos tornará livres. Notícias falsas e jornalismo de paz” é o tema para a jornada mundial da Comunicação Social do próximo ano, anunciou, esta sexta-feira, a Santa Sé.

A+ / A-

O Papa Francisco quer combater o fenómeno das notícias falsas, conhecidas mundialmente por "fake news".

O tema escolhido para a Jornada Mundial da Comunicação Social do próximo ano será “A verdade vos tornará livres. Notícias falsas e jornalismo de paz", revela uma nota divulgada esta sexta-feira pela Secretaria para a Comunicação do Vaticano.

Na explicação fornecida pelo Vaticano lê-se que este tema foi escolhido pelo Papa por causa do fenómeno das “fake news”, ou “informação infundada que contribui para gerar e nutrir uma forte polarização de opiniões.

“Frequentemente envolve uma distorção dos factos enganadora, com possíveis repercussões ao nível do comportamento individual e colectivo”, lê-se.

O Vaticano diz que se quer juntar às instituições comerciais e políticas que já começaram a confrontar esse fenómeno, no sentido de propor uma “reflexão sobre as causas, a lógica e as consequências da desinformação nos media, e ajudar a promover o jornalismo profissional, que busca sempre a verdade, e por isso um jornalismo de paz que promove a compreensão entre as pessoas”.

A Jornada Mundial da Comunicação Social tem lugar sempre no domingo que antecede o Pentecostes e terá por base uma mensagem do Papa que, como é habitual, será tornada pública no próximo dia 24 de Janeiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+