Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa dedica último dia da visita à Colômbia aos direitos humanos

10 set, 2017 - 11:02 • Aura Miguel, enviada especial à Colômbia

Francisco vai benzer a primeira pedra de um conjunto casas para sem-abrigo, situadas num bairro pobre.

A+ / A-

A dignidade da pessoa e os direitos humanos estão em foco este domingo, último dia da visita do Papa Francisco à Colômbia.

Nesta última etapa, em Cartegena de las índias, terra ligada à escravatura e à presença dos missionários que, desde o século XVII sempre defenderam os escravos provenientes de África contra a exploração e abusos que sofriam, há um destaque especial para o jesuíta São Pedro Claver, cujas relíquias o Papa jesuíta vai venerar.

Francisco vai benzer ainda a primeira pedra de um conjunto casas para sem-abrigo, situadas num bairro pobre.

A missa com que se despede da Colômbia será celebrada na zona portuária de Cartegena.

Papa visita crianças vítimas do conflito armado em Medellín
Papa visita crianças vítimas do conflito armado em Medellín

Ao final do dia, Francisco despede-se no aeroporto desta cidade, património mundial da Unesco, com destino a Roma, a bordo de um avião da companhia colombiana “Avianca”.

No sábado, o Papa passou o dia em Medellín, cidade conhecida pelo flagêlo do barcotráfico e por ser o antigo bastião do barão da droga Pablo Escobar.

Francisco realizou uma missa no aeroporto de Medellín, perante centenas de milhares de pessoas, onde voltou a lançar um apelo à reconciliação na Colômbia, depois de cinco décadas de guerra civil.

Visitou depois a Casa San José, uma casa familiar que acolhe crianças vítimas de violência e abandono devido ao conflito armado. A casa, instituída em 1942, acolhe actualmente 300 crianças que recebem apoio médico e formação escolar.


A Renascença na Colômbia com o Papa Francisco. Apoio: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    10 set, 2017 lisboa 14:02
    Só faz lembrar o Marcelo não sei porquê.

Destaques V+