Tempo
|
A+ / A-

​Bispos portugueses denunciam “má distribuição dos bens da Criação"

31 ago, 2017 - 18:06 • Henrique Cunha

Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana emitiu uma nota, onde diz que as alterações climáticas são uma evidência que “este ano de seca tão grande” acaba por demonstrar.

A+ / A-

Os bispos portugueses recordam as recentes as tragédias em Portugal para destacar a importância da oração e respeito pela Criação e denunciam a “má distribuição dos bens” no mundo.

Na véspera do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, a Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana emitiu uma nota, onde diz que as alterações climáticas são uma evidência que “este ano de seca tão grande” acaba por demonstrar.

Os bispos aludem aos “impactos negativos sobre as populações atingidas pelos incêndios”, em particular, “a morte de tantas pessoas, a perda de habitações permanentes e a destruição de pastos”.

Recordam que no passado mês de Abril - antes da eclosão de todo este drama - a Conferência Episcopal publicou uma nota pastoral sobre a necessidade de se “Cuidar da casa comum, prevenir e evitar os incêndios”.

Na sua nota sobre a celebração do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, que se celebra sexta-feira, a Comissão Episcopal da Mobilidade Humana convida “todas as comunidades cristãs a dar graças a Deus pela Criação” e a pedir ao Criador “a conversão do coração daqueles que se consideram donos e senhores do mundo”.

Depois pedem que "nunca sejam esquecidos os milhões de pessoas que sofrem de fome, de doenças e miséria, devido à má distribuição dos bens da Criação".

No final da audiência pública de quarta-feira, o Papa Francisco também se referiu ao terceiro dia mundial de oração pelo Cuidado da Criação.

O Papa pediu que “todos assumam uma postura respeitosa e responsável perante a Criação”. Francisco deixou uma mensagem à comunidade internacional e a "todos os que ocupam lugares de influência" para que não deixem de "ouvir os apelos dos pobres, que são os que mais sofrem com os desequilíbrios ecológicos".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bela
    31 ago, 2017 Coimbra 19:07
    Os bispos portugueses pedem para destacamos a importância da oração e respeito pela Criação e denunciam a “má distribuição dos bens”. Pelos vistos a natureza também considera que há de facto má distribuição de bens, será por essa má distribuição que há dias a Natureza pregou um susto a quem ia na romaria na serra d'Arga, em Caminha? Gasta-se tanto dinheiro em festas e esquecem-se do essencial.

Destaques V+