Tempo
|
A+ / A-

Igreja elogia papel dos avós na transmissão da fé

26 jul, 2017 - 14:30 • Ângela Roque

Importância dos mais velhos na vida da família e da sociedade é sublinhada pelos bispos portugueses e também pelo Papa.

A+ / A-

O papel dos avós continua a ser “fundamental para a transmissão da fé às novas gerações”, sublinha a mensagem divulgada hoje pela Comissão Episcopal do Laicado e Família. Presidida por D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar de Lisboa, a Comissão lembra que o Dia dos Avós “tem como referência estes dois grandes crentes, Joaquim e Ana, avós de Jesus”, cuja memória litúrgica se assinala a 26 de Julho, e que “inspiram os avós de hoje” com o seu “testemunho admirável de uma fé forte”.

A mensagem fala dos avós como “os ‘grandes catequistas’ das novas gerações e os baluartes das famílias e das comunidades cristãs”, e considera-os uma “reserva sapiencial”, e “testemunhas credíveis de fé cristã na família, na Igreja e na sociedade”.

Para além de terem “maior disponibilidade para a oração”, e uma “capacidade particular para compreender as situações difíceis, e com um forte sentido de solidariedade”, são os avós – lembra ainda a Comissão – que quando são crentes transmitem às novas gerações “o sentido da fé e da vida”, e são portadores “de uma sabedoria e experiência” que ensinam que “uma vida sem valores, sem amor, sem fidelidade, sem doação não tem sentido”.

“A eles a nossa gratidão, votos de um feliz dia e um grande abraço no Senhor”, conclui o texto depois de lembrar que muitos avós enfrentam “falta de amor e de atenção”, que lhe são devidos por parte da família, da Igreja e da sociedade.

O arcebispo de Braga assinalou a data com uma mensagem publicada através do Twitter: "Os #Avós são mãos que amparam, corações que acalentam... Não deixe de os mimar, de os abraçar, ou de recordar, com todo o amor e carinho", escreveu D. Jorge Ortiga.

Na mesma rede social o Papa falou esta quarta-feira na importância e exemplo que os mais velhos são para as novas gerações. “Quanto são importantes os avós na vida da família para comunicar o património de humanidade e fé essencial para cada sociedade!", escreveu Francisco na sua conta @pontifex, no Twitter, que tem já mais de 35 milhões de seguidores.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 26 jul, 2017 lisboa 14:42
    A igreja deveria elogiar os avós pela transmissão da nossa cultura, da nossa identidade dos nossos valores, traídos por esta politicada principalmente pela esquerdalhada!!! Mas só olham para o umbigo deles!!!

Destaques V+