Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa preocupado com aumento de tensão na Terra Santa

23 jul, 2017 - 11:03

Francisco segue “com trepidação” o aumento da violência em Jerusalém. Três israelitas e sete palestinianos perderam a vida nos últimos dias.

A+ / A-
Papa pede reconciliação em Jerusalém e alerta que "o bem e o mal não se podem identificar como territórios definidos"
Papa pede reconciliação em Jerusalém e alerta que "o bem e o mal não se podem identificar como territórios definidos"

O Papa Francisco manifestou este domingo a sua preocupação pelo aumento das tensões na Terra Santa, onde confrontos entre palestinianos e israelitas atingiram o ponto mais alto dos últimos dois dias.

A última onda de violência começou quando Israel decidiu instalar detectores de metal nas entradas para o local conhecido como o “nobre santuário”, onde se encontra a mesquita Al-Aqsa, o terceiro lugar mais sagrado do islão.

Os muçulmanos consideram a instalação de detectores de metal uma afronta e exigem a sua retirada e os protestos motivaram vários confrontos.

O pior episódio teve lugar na sexta-feira quando um palestiniano matou três israelitas num colonato na Cisjordânia, ferindo um quarto. O palestiniano foi ferido a tiro e transportado para o hospital, detido. Em resposta as Forças Armadas ocuparam a casa do atacante e deteve o seu irmão. A casa será agora demolida, consoante a prática israelita.

Do lado palestiniano há relato de pelo menos sete mortes nos últimos dias após confrontos com militares israelitas.

Perante este cenário, o Papa Francisco aproveitou a oração do Angelus para pedir a paz para a região. “Sigo com trepidação as graves tensões e a violência destes dias em Jerusalém. Quero fazer um sincero apelo à moderação e ao diálogo.”

“Convido-vos a unirem-se a mim na oração, para que o Senhor inspire em todos as intenções de reconciliação e de paz”, afirmou Francisco.

Durante a reflexão catequética que antecedeu a oração do angelus, o Papa já tinha referido o facto de não ser possível apontar para um grupo social ou para um povo como bom e outro como mau, sublinhando que em todos os povos há bem e mal e que todos os homens são pecadores.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+