Tempo
|
A+ / A-

Papa reconhece martírio de bispo assassinado por guerrilha colombiana

07 jul, 2017 - 13:41 • Ecclesia

Monsenhor Jesús Emilio Jaramillo Monsalve foi morto em Outubro de 1989.

A+ / A-

O Papa Francisco autorizou esta sexta-feira a promulgação do decreto que reconhece o martírio de monsenhor Jesús Emilio Jaramillo Monsalve, bispo colombiano assassinado por guerrilheiros em Outubro de 1989, abrindo caminho à sua beatificação.

O bispo de Arauca foi morto por membros do “Exército da Libertação Nacional”, da Colômbia, numa zona rural, onde se encontrava em acção missionária.

Francisco reconheceu ainda o martírio de outro sacerdote da Colômbia, país que vai visitar em Setembro: o padre Pedro Maria Ramírez Ramos, diocesano; morto a 10 de Abril de 1948 em Armero, na sequência da revolução do “9 de abril”, após o assassinato de Jorge Eliecer Gaitán, candidato à presidência da República.

Após a reunião desta manhã com o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, cardeal Angelo Amato, o Papa aprovou ainda o decreto sobre as “virtudes heróicas” D. Ismael Perdomo (1872-1950), arcebispo de Bogotá.

Outro decreto reconhece um milagre atribuído à intercessão da futura beata polaca Ana Chrzanowska (1902-1973), leiga.

A Congregação para as Causas dos Santos publicou ainda os decretos relativos às virtudes heróicas do leigo polaco Luís Kosiba (1855-1939); da fundadora das Irmãs Franciscanas da Puríssima Conceição, irmã Paula de Jesus Gil Cano (Espanha, 1849-1913); da fundadora das Irmãzinhas Apóstolas da Escola Cristã, irmã Maria Elisabetta Mazza (Itália, 1886-1950); e da fundadora da Congregação dos Apóstolos do Coração de Jesus, irmã Maria Crucificada do Amor Divino (Itália, 1892-1973).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+