Tempo
|
A+ / A-

D. Jorge Ortiga em selos de Correio. Emissão assinala bodas de ouro sacerdotais

07 jul, 2017 - 08:10 • Isabel Pacheco

A colecção dos CTT, que contempla mais cinco selos com o retrato de antigos arcebispos de Braga, é apresentada esta sexta feira, em vésperas do actual arcebispo completar 50 anos de sacerdócio.

A+ / A-

Os CTT lançam, esta sexta-feira, uma colecção de selos de arcebispos de Braga que constitui uma homenagem ao actual arcebispo D. Jorge Ortiga, prestes a completar as bodas de ouro sacerdotais.

A emissão filatélica é encarada por D. Jorge Ortiga como um “impulso” para continuar a vida de entrega a Deus que tanta “alegria e felicidade tem dado nestes 50 anos”.

São Martinho de Dume e D. Freire Bartolomeu dos Mártires são outros dos cinco arcebispos retratados na emissão filatélica lançada pelos CTT. Trata-se de alguns dos “grandes bispos da história de Braga”, diz D. Jorge à Renascença, classificando-se a si próprio como “o mais insignificante” dos seis eleitos para esta edição limitada.

“Só espero não estragar a galeria”, brinca o homenageado.

Com o valor facial de 50 cêntimos, a emissão filatélica é uma das iniciativas que se insere nas comemorações das bodas de ouro sacerdotais do arcebispo, que arrancam no domingo, em Braga. A apresentação formal da emissão decorreá nesse dia, a partir das 18h00, no Santuário do Sameiro.

Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas, atual detentor da Cátedra, D. Jorge nasceu em 1944, em Brufe, concelho de Vila Nova de Famalicão, e foi nomeado arcebispo de Braga aos 55 anos, em Junho de 1999.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+