Tempo
|
A+ / A-

Morreu o cardeal Joachim Meisner

05 jul, 2017 - 12:41 • Filipe d'Avillez

Enquanto presidente da Conferência Episcopal da Alemanha, ajudou a Renascença a construir novos estúdios em Fátima. Mais recentemente, foi um dos quatro cardeais que pediu esclarecimentos ao Papa sobre o "Amoris Laetita".

A+ / A-

Morreu esta quarta-feira, aos 83 anos, o cardeal Joachim Meisner.

Meisner, uma das principais figuras conservadoras da Igreja da Alemanha, foi arcebispo de Colónia entre 1988 e 2014, tendo organizado em 2005 a Jornada Mundial da Juventude, naquela cidade, com a presença do Papa Bento XVI. Antes, entre 1980 e 1988, foi bispo de Berlim. Foi feito cardeal em 1983, por João Paulo II.

O cardeal alemão foi durante vários anos presidente da Conferência Episcopal da Alemanha e nessa qualidade ajudou a assegurar financiamento para que a Renascença construísse novos estúdios em Fátima. Neste acordo, foi fundamental a ajuda do padre Kondor, o vice-postulador da causa de canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta, que era muito amigo de Meisner.

Os mesmos padre Kondor e cardeal Meisner terão sido dois dos principais responsáveis por trazer a Fátima, no ano 2000, o Papa João Paulo II, de modo a beatificar os dois videntes no santuário da Cova da Iria.

Joachim Meisner era conhecido também pelas suas posições conservadoras e, em 2016, foi um dos quatro cardeais que endereçou uma carta ao Papa Francisco com uma lista de perguntas - "dubia", em Latim - que manifestavam preocupação sobre certas passagens do "Amoris Laetitia", a exortação pós-sinodal sobre casamento e família.

Os quatro cardeais - Joachim Meisner, Raymond Burke, Walter Brandmuller e Carlo Cafarra - contestavam a ideia de que seja possível a católicos divorciados e recasados civilmente, ou em outras uniões irregulares aos olhos da Igreja, serem admitidos aos sacramentos.

As "dubia" não obtiveram qualquer resposta do Papa e, mais recentemente, os quatro cardeais pediram, por via do cardeal Cafarra, uma audiência privada para falar com Francisco sobre este assunto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+