Tempo
|
A+ / A-

Santo Cristo dos Milagres. “Em cada pétala está a beleza da alma açoriana"

18 mai, 2017 - 22:35 • Ângela Roque

Bispo de Angra elogia empenho dos açorianos na festa religiosa mais importante do arquipélago. Ponto alto será domingo, com a procissão, que será presidida pelo bispo de Fall River. Marcelo Rebelo de Sousa também vai participar.

A+ / A-

É das festas religiosas mais importantes do país. O bispo da diocese de Angra diz à Renascença que “depois das manifestações de Fátima, penso que dentro do país deve ser aquela que atrai mais pessoas. E não são só as pessoas aqui dos Açores, vêm muitos açorianos da diáspora e muitas pessoas do continente e mesmo de outras paragens”.

As festas são conhecidas “sobretudo ao nível de todo o contexto português, da língua portuguesa, mas também noutros locais da Europa e da América, onde já há uma certa relação a nível do turismo, e portanto são milhares de pessoas que aqui se vão concentrar domingo nesta festa, que tem o momento alto na procissão”.

D. João Lavrador está nos Açores desde finais de 2015, quando foi nomeado bispo coadjutor de D. António Sousa Braga, mas em 2016 já presidiu às celebrações do Senhor Santo Cristo: “o ano passado fui eu que presidi e pude apreciar em primeiro lugar o espirito de fé, o recolhimento, o silêncio que se realiza em todo o percurso da procissão”. E não esconde que ficou surpreendido com a grandiosidade das festas: “surpreendeu-me, nunca pensei. Já ouvia falar destas festas, mas não tinha a noção exacta, como tive o ano passado, quando vi com os meus próprios olhos a quantidade de pessoas”.

O bispo de Angra sublinha, também, o empenho dos açorianos na preparação desta importante manifestação pública de fé: “sejam as ruas, seja o convento, seja a imagem do Senhor Santo Cristo, ou o local onde normalmente está, no coro baixo, é tudo um autêntico jardim. Como alguém me dizia hoje “em cada pétala está ali toda a beleza da alma açoriana”, do penitente, da pessoa que quer pedir uma graça, e ao mesmo tempo as graças vindas do céu que estão ali espelhadas na beleza da natureza e da das flores. Realmente é uma coisa espantosa a maneira como ornamentam todas as ruas, as casas, o próprio santuário”.

Sábado é o dia do peregrino e das promessas. Durante a manhã, centenas de devotos do Senhor Santo Cristo irão percorrer de joelhos o empedrado do campo de São Francisco, no centro de Ponta Delgada. Mas o ponto alto das festas é a procissão de domingo, quando a imagem do Ecce Hommo é transferida do coro alto do convento da Esperança, onde está habitualmente, para a igreja anexa. A procissão passa pelas ruas da cidade, num percurso de vários quilómetros, ornamentado por tapetes de flores. D. João Lavrador conta que “é uma procissão enorme que dura cerca de seis horas, quatro de percurso e mais duas a partir dos penitentes, que vão passando frente ao andor. E com o silêncio, com o respeito, em que as pessoas tocam a imagem, o seu olhar vai para a imagem do Senhor Santo Cristo. Isso foi das coisas que mais me impressionou”.

É nesta procissão que marcará presença Marcelo Rebelo de Sousa: "segundo informação que eu tive, ele irá estar a procissão. O ano passado tivemos aqui o senhor primeiro-ministro, este ano iremos ter o presidente da república, o que muito nos alegra, porque sublinha para todo o país o valor das nossas celebrações, e sobretudo desta festa”, diz o bispo de Angra.

As festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres realizam-se anualmente no quinto Domingo depois da Páscoa. Este ano arrancam esta sexta-feira, dia 19, e prolongam-se até dia 25, sendo presididas por Edgar da Cunha, bispo de Fall River, nos Estados Unidos, onde existe uma grande comunidade de emigrantes dos Açores. “Ele é de origem brasileira, portanto fala muito bem o português e vai estar ele a presidir”, explica D. João Lavrador, que anuncia já uma novidade para 2018: “teremos a honra e alegria de ter aqui connosco D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa”.

Esta quinta-feira foram divulgados os pormenores das festas, e foi anunciado que o Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, onde se venera imagem, vai começar a ser reabilitado no verão. Citado pela agência Lusa o reitor do santuário, cónego Adriano Borges, diz que as obras vão decorrer “de forma faseada”, uma vez que o santuário, localizado no convento da Esperança, “não pode fechar”. Além do restauro dos azulejos, as obras irão contemplar a criação de um espaço para acolhimento aos peregrinos e a recuperação do convento, que poderá vir a ter um itinerário museológico o seu interior.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+