Tempo
|
A+ / A-

Papa. “É tempo de a ONU retomar a sua liderança"

29 abr, 2017 - 23:00 • Aura Miguel

Francisco falou sobre Coreia do Norte, França e Venezuela na viagem de regresso ao Vaticano.

A+ / A-
Papa. “É tempo de a ONU retomar a sua liderança"
Papa. “É tempo de a ONU retomar a sua liderança"

O Papa Francisco “chama” a ONU à responsabilidade de ajudar a resolver a crise da Coreia do Norte.

Na viagem de regresso ao Vaticano, após a visita ao Egipto, o Papa volta a pedir “uma solução diplomática” e diz que “é tempo de a ONU retomar a sua liderança porque não tem estado à altura”.

“O caminho é a negociação e a solução diplomática”, realçou.

“Esta guerra mundial em pedaços, de que tenho vindo a falar há mais de dois anos, tem vindo a alargar-se e tem-se concentrado em questões que já eram quentes. Há um ano e meio que se sabe dos mísseis da Coreia do Norte, mas agora as coisas aqueceram”, alertou ainda.

O Papa considera que “uma guerra alargada destruirá, não digo a metade, mas grande parte da humanidade e da sua cultura. Seria terrível. Paremos”, pediu.

Ainda no avião papal, onde seguia a jornalista da Renascença Aura Miguel, o Papa falou de França e dos populismos que têm alastrado na Europa, lembrando que “cada país é livre de fazer as suas escolhas".

"Não posso julgar as escolhas que se fazem e porque se fazem”, mas “a Europa corre o risco de se desagregar e temos de meditar sobre isso. Há um problema que assusta a Europa que é a imigração. Mas não esqueçamos que a Europa também foi feita de muitos imigrantes", sublinhou.

Sobre a situação política e social na Venezuela, onde uma tentativa de mediação da Santa Sé se revelou infrutífera, Francisco afirmou tratar-se de um país que "ama muito" e renovou a disponibilidade do Vaticano para voltar a mediar o conflito, ainda que mediante “condições muito claras”.

A próxima visita do Papa é a Fátima, a 12 e 13 de Maio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+