Tempo
|
A+ / A-

Aplicações móveis gratuitas convidam a rezar ou a conhecer Fátima

15 abr, 2017 - 10:59

Disponíveis na Internet e para dispositivos móveis, há dezenas de aplicações gratuitas com orações católicas, em texto e áudio, mas também para aprender a rezar ou uma que ajuda a conhecer a cidade de Fátima.

A+ / A-

Disponíveis na Internet e para dispositivos móveis, há dezenas de aplicações gratuitas com orações católicas, em texto e áudio, mas também para aprender a rezar ou uma que ajuda a conhecer a cidade de Fátima.

O "Passo-a-Rezar" é uma das aplicações (app) mais conhecidas: o projecto português, criado em 2010 pelo Secretariado Nacional do Apostolado da Oração, destina-se à oração através de ficheiros áudio (disponíveis 'online' ou para 'download' gratuito nos sistemas Android, Apple e Windows) e disponibiliza diariamente 10 minutos de oração em formato mp3, combinando "música, textos bíblicos e perguntas para reflectir e orar".

Em finais de 2016, o Passo-a-Rezar passou a incluir sete novas orações, também em formato áudio sobre os pastorinhos e as "aparições" da Cova da Iria, com textos da autoria de Ângela Coelho, Postuladora da Causa de Canonização dos beatos Francisco e Jacinta e as vozes dos atores João Ricardo e Maria Helena Falé.

O Apostolado da Oração criou, há três anos, outra aplicação ("Click to Pray") "para ajudar os jovens a rezar" que propõe, em texto, "três momentos breves de oração por dia".

A aplicação acabou por ser adoptada pelo secretariado internacional da organização e converteu-se na app oficial da Rede Mundial de Oração do Papa (com textos em inglês, francês, espanhol e português).

Numa busca na plataforma Google Play encontram-se dezenas de outras aplicações com orações católicas ou para ajudar a rezar o terço, a maioria oriundas do Brasil. Há mesmo uma 'app' oficial do Santuário de Fátima - não o português, mas o de Nossa Senhora de Fátima de Serra Grande (no estado do Ceará) - que anuncia "conteúdos especiais sobre a devoção à Virgem".

Outra aplicação, também brasileira, promete dar a conhecer a "Aparição de Nossa Senhora de Fátima", ligando à página oficial do santuário português e permitindo aos utilizadores "rezar o terço semanal e assistir à transmissão online" a partir da Capelinha das Aparições.

Também a diocese de Leiria-Fátima tem uma aplicação para dispositivos móveis, com notícias, horários das missas e outros conteúdos.

Já um grupo de jovens católicos da paróquia de São José, Algueirão-Mem Martins, concelho de Sintra, criou uma plataforma 'online' de partilha de músicas de inspiração cristã, que disponibiliza centenas de cânticos. O projecto, intitulado MusiCristo, tem também uma aplicação para sistemas Android, com letras e acordes das músicas disponíveis na página internet.

Para as crianças, no âmbito do Centenário das Aparições, o Santuário de Fátima, em parceria com a produtora Terra das Ideias, criou, há cerca de um ano, o Jogo dos Pastorinhos, aplicação lúdica para dispositivos móveis (disponível na Apple Store e Google Play) que leva quatro personagens (Lúcia, Francisco, Jacinta ou o menino) num percurso pela Cova da Iria.

Os jogadores lançam os dados e avançam pelo jogo, que inclui casas especiais e a "ajuda" de Nossa Senhora. "Ganha quem chegar primeiro ao Coração de Jesus", assinalam os promotores.

Por seu turno, o Turismo Centro de Portugal, em parceria com a empresa JiTT Travel, convida a conhecer Fátima através de uma aplicação para telemóveis que pretende constituir-se como "um roteiro personalizável de pontos históricos e culturais cuidadosamente seleccionados".

O guia de cidade permite utilizar mapas offline (sem gastar dados de acesso à internet) e propõe, através de um planeador de percursos, roteiros diversos, consoante o tempo de que o utilizador dispõe para visitar Fátima (de duas horas, quatro ou oito horas até dois dias ou visita livre).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+