Tempo
|
A+ / A-

Papa envia mensagem a Marcelo e ao povo português

08 mar, 2017 - 14:02 • Ecclesia

“Que Deus os abençoe e Nossa Senhora de Fátima os guarde”, escreve Francisco, que estará na Cova da Iria nos dias 12 e 13 de Maio.

A+ / A-

O Papa Francisco enviou ao Presidente da República Portuguesa e ao povo português uma “carta de agradecimento”, na sequência da felicitação endereçada por Marcelo Rebelo de Sousa a Francisco, por ocasião do seu 80.º aniversário.

Na mensagem, publicada na terça-feira pelo site da Presidência da República, o Papa “agradece de coração” os “votos” de parabéns, feitos quer “em nome pessoal” quer da “dilecta nação” portuguesa.

“No desejo de corresponder à sua amabilidade, retribuo as cordiais saudações e invoco a protecção do Altíssimo sobre todo o Povo Português e quantos o servem e honram na realização dos nobres destinos que lhe cabem na História, propiciando a pacífica convivência dos povos e uma acrescida prosperidade nacional”, escreve Francisco.

Desde que foi nomeado Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa esteve com o Papa por uma vez, no Vaticano, a 17 de Março de 2016.

Em Maio, haverá ocasião para um segundo encontro, já que Francisco visita Portugal e o Santuário de Fátima, para celebrar com as comunidades católicas do país o Centenário das Aparições de Nossa Senhora, na Cova da Iria.

A confirmação da visita chegou a 15 de Dezembro de 2016, precisamente dois dias antes do Papa argentino cumprir 80 anos de vida.

“Sua Santidade o Papa Francisco virá em peregrinação ao Santuário de Fátima nos dias 12 e 13 de Maio de 2017”, anunciava então uma nota oficial da Presidência.

A vinda do Papa a Portugal também tem a marca de Marcelo Rebelo de Sousa, que na deslocação a Roma reforçou junto de Francisco um convite que tinha sido feito pelos bispos portugueses.

O Presidente da República já referiu estar “muito contente” com esta visita, enquanto o Papa sublinhou que virá a Fátima como “peregrino entre os peregrinos”.

“A ideia é concentrar a visita e a permanência num objectivo espiritual, não propriamente político, não propriamente de soberania”, frisou Marcelo Rebelo de Sousa.

A chegada do Papa Francisco a Portugal está prevista para dia 12 de Maio, sendo que o primeiro contacto com solo português será na base aérea de Monte Real (a cerca de 40 minutos da Cova da Iria, em automóvel).

Na mensagem agora enviada a Marcelo Rebelo de Sousa, Francisco realça a grande ligação dos portugueses a Fátima, fazendo votos para que “Deus os abençoe e Nossa Senhora de Fátima os guarde”.

Francisco será o quarto Papa a visitar Portugal, depois de Paulo VI (13 de Maio de 1967), João Paulo II (12-15 de Maio de 1982; 10-13 de Maio de 1991; 12-13 de Maio de 2000) e Bento XVI (11-14 de Maio de 2010).

João Paulo II cumpriu ainda uma escala técnica no Aeroporto de Lisboa (2 de Março de 1983), a caminho da América Central.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Connie De Lemos
    09 mar, 2017 South Africa 16:29
    Eu estou muito contente que o Papa vai estar presente nesta peregrinacao. Eu nasci a 13 de Maio 1954. Rezai por mim e minha familia.🙏🏻

Destaques V+