Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Dia Mundial do Doente. Pela “dignidade inalienável” de todas as pessoas

11 fev, 2017 - 13:55 • Ana Lisboa

A data foi instituída a 11 de Fevereiro de 1992 pelo Papa João Paulo II.

A+ / A-

O Papa Francisco espera que o Dia Mundial do Doente, que se assinala este sábado, possa ser cada vez mais um “incentivo” para a promoção de “uma cultura de respeito pela vida, pela saúde e pelo ambiente”.

Na sua mensagem, o Papa destaca a “dignidade inalienável” de todas as pessoas, independentemente da sua condição, doença ou deficiência.

Francisco manifesta ainda a sua proximidade a todos aqueles que vivem a experiência do sofrimento, bem como o apreço a todos quantos, nas mais variadas tarefas, se ocupam de tratar e de cuidar diariamente dos seus doentes.

A 25ª Jornada Mundial do Doente tem como tema “Admiração pelo que Deus faz: O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas”. Celebra-se em toda a Igreja, de forma particular em Lourdes, por ter sido aí que se assinalou pela primeira vez em 1993, por decisão de São João Paulo II.

Na carta que institui o Dia Mundial do Doente, o Papa João Paulo II lembra “um momento forte de oração, de partilha, de oferta do sofrimento pelo bem da Igreja e de apelo dirigido a todos para reconhecerem na face do irmão enfermo a Santa Face de Cristo que, sofrendo, morrendo e ressuscitando, operou a salvação da humanidade”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+