Tempo
|
A+ / A-

Arcebispo de Braga: "Resposta não é eutanásia, são os cuidados paliativos”

28 jan, 2017 - 15:37

D. Jorge Ortiga apela aos deputados que "não se deixem levar, pura e simplesmente, por aquilo que é mais fácil".

A+ / A-

O arcebispo primaz de Braga insiste que a eutanásia não é solução. Em vésperas da discussão do tema no Parlamento, D. Jorge Ortiga defende que a vida humana não é referendável e apela à reflexão política serena sobre a questão da morte assistida.

A eutanásia é o “caminho mais fácil”, mas “não é solução para nada”, sublinha o arcebispo primaz de Braga.

“Espero que seja tida em consideração a vontade do povo, porque já chegaram assinaturas em número suficiente para que os nossos deputados sejam capazes de reflectir, de pensar e não se deixem levar, pura e simplesmente, por aquilo que é mais fácil. A resposta não é eutanásia. A resposta são os cuidados paliativos”, diz D. Jorge Ortiga.

O também presidente da comissão para a pastoral social e mobilidade humana da Conferência Episcopal Portuguesa pede aos deputados que defendam a vida humana, uma questão “irreferendável”.

D. Jorge Ortiga falava este sábado à margem da apresentação da obra “Cuidados Paliativos. Diagnostico e intervenção espiritual”, do padre Alberto Mendes, em que defendeu que a Igreja deve fazer mais e melhor no que toca à assistência espiritual.

O arcebispo primaz de Braga marcou presença no encerramento do II Encontro Internacional de Psicogeriatria que marcou, em Barcelos, o início das comemorações dos 90 anos da Casa de Saúde S. João De Deus.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Lopes
    29 jan, 2017 Viseu 09:16
    A eutanásia e o suicídio assistido são diferentes formas de matar. Os médicos existem para defender a vida, não para matar nem serem cúmplices do crime de outros.

Destaques V+