Tempo
|
A+ / A-

Papa recebeu líderes judeus da Europa, no dia da libertação de Auschwitz

27 jan, 2017 - 12:37 • Ana Lisboa

Francisco salientou a importância deste dia para judeus e não só e ouviu dos seus convidados preocupações sobre o aumento do populismo no mundo ocidental.

A+ / A-

O Papa Francisco recebeu esta sexta-feira em audiência um grupo de representantes do Congresso Judaico Europeu.

O encontro decorreu precisamente no Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, 72 anos depois da libertação do campo de concentração nazi Auschwitz-Birkenau.

“O Papa começou a conversa mencionando esta jornada importante para os judeus, mas também para nós, porque recordar as vítimas do Holocausto é importante para que esta tragédia humana nunca mais se repita”, relatou o padre Norbert Hofmann, secretário da Comissão da Santa Sé para as relações religiosas com o judaísmo.

Por seu lado, o líder do Congresso Judaico Europeu, Moshe Kantor, disse que levou ao Santo Padre a sua “profunda preocupação” pelo aumento do populismo e da intolerância no mundo ocidental.

Recorde-se, que em Julho de 2016, o Papa Francisco visitou os antigos campos de concentração nazis de Auschwitz e Birkenau, na Polónia, numa homenagem silenciosa que durou cerca de hora e meia.

As únicas palavras foram deixadas em espanhol, por escrito, no livro do Museu de Auschwitz: “Senhor, tem piedade do teu povo. Senhor, perdão por tanta crueldade”.

Além de Francisco, também João Paulo II e Bento XVI visitaram Auschwitz em 1979 e 2006 respectivamente.

O campo começou a funcionar em 1940 e terminou em 1945, com a chegada das tropas soviéticas, estimando-se que tenham morrido 1,3 milhões de pessoas, sobretudo judeus, ciganos, russos, polacos e presos políticos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • tuga
    27 jan, 2017 lisboa 15:46
    Está certo!! estamos perto de Fevereiro altura do carnaval!! e o Holocausto provocado pelos judeus não se celebra?? continuam a ser os coitadinhos??? e à sombra disso fazerem barbaridades que nem o Hitler as praticava???
  • tuga
    27 jan, 2017 lisboa 15:46
    Está certo!! estamos perto de Fevereiro altura do carnaval!! e o Holocausto provocado pelos judeus não se celebra?? continuam a ser os coitadinhos??? e à sombra disso fazerem barbaridades que nem o Hitler as praticava???
  • tugatento
    27 jan, 2017 amarante 13:18
    Hoje em dia, ha um novo holocausto, agora sao os judeus a querer exterminar os palestinianos.

Destaques V+