Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa tomou pequeno-almoço com sem-abrigo

17 dez, 2016 - 11:20

Francisco começou o dia de aniversário com os que não têm casa e de quem recebeu ramos de girassol.

A+ / A-
Papa no dia em que faz 80 anos: "Velhice, uma palavra que assusta!"
Papa no dia em que faz 80 anos: "Velhice, uma palavra que assusta!"

O papa Francisco convidou oito sem-abrigo para tomar o pequeno-almoço no dia em que comemora o 80º aniversário. Sentou-se com eles e conversou com cada um. No final da refeição, o Papa ofereceu a este pequeno grupo uns doces típicos argentinos.

Antes, os oito sem-abrigo de várias nacionalidades ofereceram ao Papa três ramos de girassóis.

Duas mulheres e seis homens que dormem nas ruas à volta do Vaticano e usam os duches que Francisco mandou instalar junto à Colunata da Praça de São Pedro, foram à Casa Santa Marta, dar-lhe os parabéns e oferecer os coloridos girassóis.

Para assinalar os seus 80 anos, Francisco também decidiu enviar um bolo de aniversário para todas as cantinas que, em Roma, servem refeições aos sem-abrigo e mandou distribuir aos que usam os dormitórios da cidade, um envelope com um cartão de Natal e um pequeno presente.

Homília e velhice

Durante a manhã de sábado, Francisco realizou a celebração da Missa na Capela Paulina do Palácio Apostólico do Vaticano, às 08h00 de Roma e prossegue com a habitual agenda de encontros.

A celebração conta com a presença dos cardeais residentes em Roma.

Na homilia, o Papa sublinhou a importância de conservar a "graça da memória", mesmo dos momentos mais difíceis, com confiança na presença de Deus.

No fim da celebração, Francisco agradeceu a presença dos cardeais e confessou que, nos últimos dias, tem pensado na "velhice" e desejou que, para si, também seja "sede de sabedoria" e de "esperança".

"Rezai para que a minha [velhice] seja assim, tranquila, religiosa e fecunda. Também alegre. Obrigado", concluiu.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • INÊS
    17 dez, 2016 Rio de Janeiro . RJ 15:45
    Viva o papa Francisco, que o mundo possa 30 tender suas mensagens e por em prática o santo evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.
  • Maria Amélia V.Lopes
    17 dez, 2016 Lisboa 12:49
    O email para enviar parabéns ao Papa Francisco papafrancisco80@gmail.va não está certo. Agradecia a correcção. Obrigada.

Destaques V+