Tempo
|
A+ / A-

Papa. “Imploro com toda a minha força por um cessar-fogo na Síria"

12 out, 2016 - 10:06

O apelo foi lançado durante as audiências das quartas-feiras, no Vaticano.

A+ / A-
Papa. “Imploro com toda a minha força por um cessar-fogo na Síria"
Papa. “Imploro com toda a minha força por um cessar-fogo na Síria"

Veja também:


O Papa renovou, esta quarta-feira de manhã, o seu apelo à paz na Síria.

“É com um sentido de urgência que renovo o meu apelo, implorando com toda a minha força aos responsáveis que providenciem um imediato cessar-fogo”, afirmou Francisco na Praça de São Pedro, no Vaticano.

“Que seja imposto e respeitado, ao menos para dar o tempo necessário à retirada dos civis, sobretudo das crianças, ainda encurraladas sob cruéis bombardeamentos”, sublinhou.

A guerra civil na Síria já fez mais de 250 mil mortos desde 2011, de acordo com os números das Nações Unidas. Mas o acordo para as tréguas está difícil de conseguir, sobretudo entre as grandes potências (Estados Unidos e Rússia).

Neste conflito não existem apenas rebeldes e forças leias ao regime. Há grupos rebeldes que combatem entre si, como é o caso do Estado Islâmico e quase todas as outras milícias; grupos que são contra o regime, mas que por via das circunstâncias acabam por combater os grupos extremistas islâmicos; e grupos, como os apoiados pela Turquia, que entraram na Síria para combater o regime, mas deram por si a combater as forças curdas, por imposição de Ancara.

Tudo começou há mais cinco anos como um protesto contra o Governo, na altura das “primaveras árabes”. Mas tudo se complicou e, além do elevado número de vítimas mortais, provocou uma onda de refugiados e deslocados que afecta não só a região como a Europa.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ana
    12 out, 2016 lisboa 21:40
    O Papa sabe o que diz, se isto não parar pode dar origem avum conflito mundial
  • Filos
    12 out, 2016 Castelo Branco 12:01
    O Papa deveria dirigir-se ao governo Norte Americano. Infelizmente os terroristas misturam-se com os civis, utilizando-os muitas vezes, como escudos humanos, e a Rússia sabe disso. . A Rússia não quer fazer o cessar fogo, e muito bem, porque quer, o mais rápido possível, "eliminar" os grupos terroristas que proliferam na Síria, começando pelo Daesh, (mas infelizmente já não vai conseguir porque as “sementes” já estão espalhadas pelo mundo) e os Estados Unidos, um dos "patrocinadores" da guerra, além dos países aliados do Ocidente, assim como a Arábia Saudita e o Catar, querem que a guerra dure e dure, para eliminarem o Bashar al-Assad (pertencente a uma minoria Alauíta/Xiíta e substituírem por um governo Sunita. Pois é do conhecimento geral e o Barack Obama já o disse várias vezes que apoia os grupos opositores Sunitas“moderados”. Em Julho de 2015, numa conferência de imprensa no Pentágono, Obama contradiz-se e a verdade “saia” sem ele querer: a partir do minuto 5:10 seg. ele acaba por admitir que também treina o ISIS https://www.youtube.com/watch?v=35NbBnbbwKA
  • Raul
    12 out, 2016 portugal 11:28
    E um cessar terrorismo na Europa? E um cessar refugiados na Europa? E um cessar pedofilia na Igreja? E um cessar chantagens entre governos de paises diferentes? E um cessar ... - Com tanto "cessar" estou a chegar ao mundo perfeito... que é coisa que nunca vai existir...
  • Marco
    12 out, 2016 C.branco 11:26
    JR tem toda a razão naquilo que diz. Estas guerras não são para ser gsnhas mas sim mantidas. Disso depende o modo de vida dos países ditos desenvolvidos.
  • JR
    12 out, 2016 Sintra 11:03
    O papa está a entrar no ridículo. Está a deixar-se manipular pela propaganda. Só agora vem falar da Síria, quando os americanos o mandam falar e quando os terroristas estão prestes a ser derrotados? Não saberá o papa que não se pode negociar a paz com terroristas que não respeitam nada nem ninguém? E os milhares assassinados, violados e torturados pelos terroristas do EI e Al qaeda, muito, mas muito mais que as vítimas dos bombardeamentos? Os EUA querem a "paz" para permitir que os terroristas que eles controlam e armam se reorganizem no terreno e não sejam derrotados de vez. Não saberá o papa que os terroristas fazem dos civis escudos humanos e usam-nos em conjunto com os média para se protegerem e fazerem propaganda? Alepo não está sitiada como os média constantemente dizem com as suas mentiras quase diárias. Alepo é o bastião dos EUA na guerra que travam contra a Síria.

Destaques V+