Tempo
|
A+ / A-

Cuidar da criação. Um apelo do Papa que chega ao santuário de Fátima

01 set, 2016 - 11:55 • Paula Costa Dias

Francisco preside esta quinta-feira à celebração pelo Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação.

A+ / A-

Veja também:


No santuário de Fátima reza-se esta quinta-feira pelo cuidado pela Criação – um desafio lançado pelo Papa Francisco na sequência da encíclica “Laudato Si” e que visa oferecer aos fiéis e às comunidades a oportunidade de renovarem a adesão pessoal à vocação de protectores da criação.

Sendo o santuário um local de oração, não faria sentido que fosse de outra forma, considera o reitor, padre Carlos Cabecinhas.

“Aquilo que vamos propor aos peregrinos é que, em todas as cerimónias oficiais do santuário, nomeadamente na celebração da missa, esteja essa intenção particularmente presente”, avança.

Nos outros momentos oficiais, como a recitação do Rosário, pede-se que “seja também sempre invocada esta intenção”.

Pretende-se, assim, “sensibilizar pela oração esta atenção para o cuidar da criação que, para nós cristãos, tem também sempre uma motivação espiritual”, acrescenta o padre Carlos Cabecinhas.

A ecologia para o cristão “tem uma motivação espiritual já que a nossa fé convida-nos a olhar o que existe com os olhos renovados e com um cuidado particular que é o cuidado a que o Papa nos chamou, sobretudo na Encíclica Laudato Si”.

Esta intenção vai estar presente em todos os momentos de oração, não só neste dia mas até domingo, no santuário de Fátima.

Esta quinta-feira, o Papa Francisco preside à celebração pelo Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. Católicos, protestantes e ortodoxos assinalam o dia numa iniciativa que pretende lembrar a necessidade de se proteger a natureza e o ambiente como forma de preservar a vida.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Antonio Reis
    03 set, 2016 Leiria 18:23
    Has-de comer com o suor do teu rosto e agradecer ao Senhor teu Deus é a vida com sentido e razào para viver
  • Mario
    01 set, 2016 Portugal 14:04
    Lindas palavras mas tudo virtuais. Gostaria de ouvir o Papa dizer estas palavras " ganharás o teu pão com o suor do teu rosto " mas isso não acontece com tanto desempregado e também não comenta muito essa frase.

Destaques V+