Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bispo de Viana: “Eutanásia é um ataque à vida e sinal de facilitismo”

21 ago, 2016 - 15:38

D. Anacleto Oliveira critica a sociedade que lida com este problema pela via mais fácil.

A+ / A-

O bispo de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, afirmou este domingo que a eutanásia é “um ataque a vida” e “um sinal de facilitismo”.

“É muito fácil convencer uma pessoa moribunda, doente e a sofrer, a querer morrer. Mas esse é um ataque violento à vida”, afirmou D. Anacleto durante as cerimónias do dia Nossa Senhora da Boa Morte e de Nossa Senhora da Agonia, em Viana do Castelo.

O bispo reiterou que a eutanásia é um ataque à vida e um sinal do facilitismo que marca os nossos tempos.

“Às tantas, a gente pergunta quando é que podemos fazer isso? É outra fase da vida. Outra fase da vida em que a sociedade opta pelo mais fácil”, responde o bispo de Viana do Castelo.

Segundo D. Anacleto Oliveira são os idosos e os mais novos que mais sofrem com este problema.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • graciano
    04 nov, 2016 alemanha 18:56
    eu tambem acho que cada um deve dicidir aquilo que quer por isso se alguem quer morrer ha mil e uma maneira de o fazer nao e preciso haver uma lei para uma pessoa se puder matar mas pelos comentarios que aqui vejo chego a conclusao que para esses sr o pai a mae devem morrer quando os estao a incomodar com sua doenca eu tenho um neto que com 2 meses de idade teve uma miningite fatal quando chegou ao hospital aqui na alemanha os medicos disseram a minha filha que so um milagre o salvaria amputaram lhe uma perna esteve varios dias entre a vida e a morte e hoje apesar de nao ter uma perna e um menino feliz que corre anda ja na 3 classe entao pergunto a esses carrascos e digo carrascos porque nao os conssidero umanos acham que os medicos com ou sem autorizacao de minha filha deviam ter matado o menino o ser humano viveu todos estes anos sem essas leia estupidas e agora vem um camelo qualquer querer criar leis e por essas e por outras estupedezes dos xicos espertos que a humanidade esta podre sejam homens e mulheres com letra maiuscula se querem murrer matem se que nao fazem falta nenhuma
  • diogo
    25 ago, 2016 oeiras 12:08
    Sr. Bispo atentado a vida humana é aquilo que muitos padres de sua e minha religião, fizeram a crianças a eles entregues. Atentado a vida humana foi o que fez a santa inquisição cuja (nobreza de defender) os mandamentos do SENHOR JESUS CRISTO queimaram e mataram para usurpar seus pertences em favor deles próprios. Agora falando diretamente da Eutanásia, é muito complexo sr. Bispo quando se chega ao ponto de pedir para morrer pense sinceramente o sofrimento a que a pessoa está a ser sujeito. Pedir para morrer acho que é a ultima coisa que um ser humano deseja. Pedi-lo é o extremo do sofrimento por isso minha opinião temos de respeitar. Por ultimo sobre minha vida quem melhor do que eu para decidir.
  • João Lopes
    22 ago, 2016 Viseu 11:28
    A sociedade mundial tem vindo degradar-se, enveredando por um estilo de vida desumano, em que se busca o prazer a todo o custo: defende-se e legaliza-se o aborto, a eutanásia e o infanticídio. Tudo é relativo, não há princípios que estruturem uma sociedade estável, alegre e humana. A vida torna-se insuportável e o ar que se respira está envenenado. Os mais fortes e os mais violentos dominam…tudo! É preciso resistir!
  • Daniel
    22 ago, 2016 Maia 09:23
    É o que dá não saber o que é a vida, não saber o que é o trabalho, não ter nem querer saber dos que sofrem piedosamente à espera de um milagre (não o milagre da cura pois essa é uma miragem, mas o milagre de não ter miseravelmente de continuar sofrer mais, sendo que a única incerteza é de quanto tempo mais esse sofrimento permanecerá... Se o Sr D. Bispo soubesse o que isso era, talvez tivesse outra opinião que não fosse só enfiar a cabeça na areia e rezar um Pai Nosso...
  • fanã
    21 ago, 2016 aveiro 17:34
    Sr. Bispo , Não se trata de convencer , mas sim de respeitar uma vontade manifestada expressamente por uma pessoa com todas as suas faculdades mentais , numa fase de doença e sofrimento não só físico como psicológico !........expressou a sua opinião eu aqui faço o mesmo !
  • André
    21 ago, 2016 Lisboa 17:24
    Quando uma pessoa está à espera de um milagre, vai sofrer consequências terríveis para si e para todos os que a rodeiam. E milagres acontece 1 a cada 2000 anos. Em 7300 milhões de pessoas, durante 2000 anos, dá um valor semelhante a alguém ganhar 400 sorteios do euromilhões seguidos sempre com todos os números certos sem falhar 1. É uma escolha muito complicada mas, que deve estar disponível para quem tem de ir para a fila dos milagres que são mais que uma miragem.
  • Maná
    21 ago, 2016 Petropólis 17:08
    A eutanásia em certos casos (não a qualquer preço) é uma obra de misericórdia!
  • Carlos Gonçalves
    21 ago, 2016 Seixal 17:01
    Este senhor não sabe mesmo o que diz... eu tenho direito a não querer viver se estivera vegetar!!! E não deve ser uma qualquer religião que o pode ou queira impedir. E ninguém convence ninguém a querer morrer. EU É QUE ME CONVENÇO A MIM MESMO!!!
  • Antonio
    21 ago, 2016 Coimbra 17:00
    Chamar facilitismo ao sofrimento, sem qualquer esperança de vida a não ser a morte, não tem nada de cristão.
  • Rodericum
    21 ago, 2016 Braga 16:55
    Não estou a ver alguém a tentar convencer um moribundo. O mais provável é o moribundo pedir para morrer. Já assisti a isso por duas vezes em familiares. E, infelizmente, apesar do sofrimento atroz, tiveram que o aguentar até ao fim, por causa dos preconceitos religiosos de outros. Cada ser humano tem direito a dispor da sua vida como entender, mesmo que se sinta completamente feliz. O ser humano só é completo se for livre, seguindo a sua consciência e não a que os outros querem impor.

Destaques V+