Tempo
|
A+ / A-

Sofrimento de civis em Alepo é “inaceitável”, diz Papa Francisco

07 ago, 2016 - 11:10

A situação em Alepo continua a ferro e fogo. Os rebeldes dizem que romperam o cerco, mas o Governo de Assad nega.

A+ / A-
Sofrimento de civis em Alepo é “inaceitável”, diz Papa Francisco
Sofrimento de civis em Alepo é “inaceitável”, diz Papa Francisco

O Papa Francisco recordou este domingo o sofrimento das vítimas da guerra civil da Síria, em particular de Alepo, onde decorrem combates muito ferozes.

Falando no final da oração do Angelus, no Vaticano, o Papa disse que é inaceitável que sejam os civis desarmados a pagar o preço da guerra.

“Infelizmente, da Síria continuam a chegar notícias de vítimas civis da guerra, em particular de Alepo. É inaceitável que tantas pessoas vulneráveis – incluindo tantas crianças – devam pagar o preço do conflito, o preço do fechamento do coração e da falta de vontade das potências para a paz.”

“Sejamos próximos, através da oração e da solidariedade, dos nossos irmãos e irmãs na Síria e confiemo-los à protecção materna da Virgem Maria”, disse ainda Francisco, convidando os presentes a fazer um momento de silêncio ao que se seguiu a oração da Avé Maria.

A situação em Alepo continua a ferro e fogo. Há informações contraditórias, com a coligação de rebeldes, composta sobretudo por grupos fundamentalistas islâmicos, a dizerem que romperam o cerco imposto pelas forças do regime e o Governo de Bashar al-Assad a negar.

Sabe-se que os rebeldes conseguiram ocupar posições na Academia de Artilharia, um local estratégico, mas há também informação que dá conta de que chegaram reforços do regime, incluindo forças de elite do exército e do Hezbollah, que vão tentar empurrar os rebeldes de volta, fechando novamente o cerco.

Ao longo dos próximos dias deverá tornar-se mais claro quem vence esta que está a ser, até agora, a batalha mais intensiva da guerra civil, que já dura há cinco anos.

O Papa Francisco tem falado várias vezes sobre a situação na Síria, pedindo soluções de paz.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+