Tempo
|
A+ / A-

Jornada Mundial da Juventude. 335 mil confirmam inscrição e Portugal está no "top 10"

20 jul, 2016 - 09:39

A reunião de Cracóvia terá forte aposta nas redes sociais, meios através dos quais a organização espera chegar a mil milhões de pessoas.

A+ / A-

A organização da Jornadas Mundial da Juventude (JMJ) 2016, que vai decorrer na cidade polaca de Cracóvia, anunciou esta terça-feira que mais de 335 mil peregrinos de 185 países e territórios confirmaram a sua inscrição no evento da Igreja Católica.

A delegação portuguesa, com cerca de sete mil elementos, é a 9.ª mais numerosa entre os inscritos, que, pela primeira vez na história da JMJ, iniciada em 1987, inclui peregrinos do Kosovo, Bangladesh, Gibraltar, Mianmar ou Sudão do Sul.

O Brasil aparece nesta lista na 7.ª posição, fazendo do português uma das línguas mais faladas na JMJ 2016, a par do polaco, italiano, espanhol e inglês.

O porta-voz da Conferência Episcopal Polaca, padre Pawel Rytel Adrianik, adiantou à Rádio Vaticano que o encontro de Cracóvia será uma “JMJ social”, potenciada pela presença do Papa Francisco.

“Esperamos dois milhões de jovens. Se cada um deles tiver pelo menos 500 amigos, alcançar mil milhões de pessoas não é uma utopia”, aponta.

A página da JMJ 2016 no Facebook, traduzida em 20 línguas, teve mais de 1,5 milhões de ‘gostos’ em todo o mundo; a conta no Twitter, em 13 línguas, conta com 220 mil seguidores.

Voluntários de 31 países estão empenhados em levar para as redes sociais a mensagem da JMJ, que pela segunda vez se realiza na Polónia, terra natal de São João Paulo, criador este evento internacional de jovens católicos.

A organização do evento apresentou, em conferência de imprensa, um inquérito feito a participantes no encontro de Cracóvia, no qual os jovens revelam a intenção de “aprofundar a sua fé” e de “melhorar a sociedade como um todo”.

O estudo, enviado à Agência Ecclesia, teve 7.400 respostas de 100 países diferentes e foi conduzido pela empresa espanhola ‘GAD3’.

Participar num evento com o Papa Francisco tem também peso na decisão dos jovens.

A JMJ nasceu por iniciativa de João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

O próximo encontro mundial de jovens realiza-se entre 26 a 31 de Julho e tem como tema ‘Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão misericórdia’.

Este é um acontecimento religioso e cultural que, a cada três anos, reúne jovens de todo o mundo durante uma semana.

Cada JMJ realiza-se, anualmente, a nível diocesano no Domingo de Ramos, alternando com um encontro internacional a cada dois ou três anos numa grande cidade: em 1987, Buenos Aires (Argentina); em 1989, Santiago de Compostela (Espanha); em 1991, Czestochowa (Polónia); em 1993 em Denver (EUA); em 1995, Manila (Filipinas); em 1997, Paris (França); em 2000, Roma (Itália); em 2002, Toronto (Canadá); em 2005, Colónia (Alemanha); em 2008, Sidney (Austrália); em 2011, Madrid (Espanha) e Rio de Janeiro (Brasil), em 2013.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+