Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pombas brancas no final da visita do Papa à Arménia

26 jun, 2016 - 16:27 • Aura Miguel , enviada da Renascença à Arménia

Francisco e Karekin II assinaram uma histórica declaração conjunta em que condenam a perseguição religiosa e apelam à paz e reconciliação.

A+ / A-
Papa despede-se da Arménia
Papa despede-se da Arménia

O avião que transporta o Papa deixou a Arménia este domingo à tarde, iniciando o regresso a Roma. Antes, Francisco e o líder religioso arménio lançaram pombas brancas, num gesto simbólico à Turquia.

As pombas foram lançadas em direcção ao Monte Ararate – o monte bíblico, hoje em território turco, onde, segundo a tradição, chegou a Arca de Noé. Um sinal de paz a encerrar a visita de três dias, marcada por sucessivas referências ao sofrimento do povo arménio, incluindo o genocídio de um milhão e meio de cristãos durante o Império Otomano, até hoje negado pelas autoridades turcas.

Este domingo, Francisco e o líder da Igreja da Arménia, Karekin II, assinaram uma histórica declaração conjunta em que condenam a perseguição religiosa e apelam à paz e reconciliação.

Paz também para o vizinho Médio Oriente e para a região de Nagorno-Karabakh, que opõe a Arménia ao Azerbeijão.

No último dia da viagem, ficou também evidente o profundo desejo de unidade e comunhão entre a Igreja de Roma e a Igreja Apostólica arménia, que celebrou ao ar livre, excepcionalmente e em honra do Papa, com máxima solenidade, a Divina Liturgia.

Durante a cerimónia, Francisco foi convidado a discursar, manifestando anseios de unidade e desejos de um futuro sem divisões.

O avião papal deixou solo arménio às 15h45 (mais três horas em Yerevan).

A Renascença na Arménia com o Papa Francisco. Apoio: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa .

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+