Tempo
|
A+ / A-

No dia 1 de Junho reza-se pelas crianças que não podem sê-lo

31 mai, 2016 - 16:55 • Ana Lisboa

O Papa Francisco associa-se também à iniciativa de rezar pelas crianças vítimas da guerra na Síria, muitas das quais não sabem o que é viver em paz.

A+ / A-

A fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) promove na quarta-feira mais uma Jornada de Oração pela Paz na Síria.

O ramo português desta organização católica responde, assim, aos apelos feitos pelos patriarcas das Igrejas Católicas e Ortodoxas da Síria

A proposta da AIS é realizar uma grande oração pela paz, lembrando as crianças vítimas da guerra que já dura há cinco anos neste país.

Não é possível “ficarmos indiferentes a este sofrimento destas crianças neste Dia Internacional da Criança, em que queremos estar junto delas, dizer-lhes que não estão sós, que queremos estar com elas e que fazemos votos de que a paz volte rapidamente para o seu país, para que possam crescer como crianças e deixarem de viver neste ambiente de guerra”, afirma Catarina Martins, directora do secretariado nacional da AIS.

São muitas as iniciativas que acontecem esta quarta-feira um pouco por todo o país em escolas, colégios, paróquias, grupos de catequese e movimentos que aderiram à jornada, desde momentos de oração a muitas outras actividades. “Há escolas que estão a fazer desenhos para mandar para estas crianças na Síria, há escolas que já nos enviaram desenhos em que a palavra paz está escrita em diversos idiomas”, explica Catarina Martins.

Também na Síria as “crianças dos diferentes ritos cristãos vão estar juntas a rezar todas pela paz” em várias cidades, como Damasco e Alepo e vão participar em marchas pela paz e em momentos de oração.

O que se pretende é mobilizar as crianças em todo o mundo numa enorme oração pela paz na Síria “e nós temos que ser estes construtores, termos que ser estes fazedores da paz no mundo”, sublinha Catarina Martins.

Também o Papa Francisco associou-se a esta Jornada da fundação Ajuda à Igreja que Sofre. Foi no último domingo, antes da recitação do Ângelus. Numa breve declaração, o Santo Padre realçou o facto de “as crianças sírias” convidarem “as crianças de todo o mundo a unir-se a elas na oração pela paz”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+