Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

GNR testa segurança para visita do Papa a Fátima em 2017

11 mai, 2016 - 12:53

Testes vão desde o simples furto de carteiras até cenários de maior gravidade.

A+ / A-

A operação da GNR "Peregrinação Segura" vai testar o dispositivo para a visita do Papa em 2017 a Fátima no âmbito do Centenário das Aparições. O anúncio foi feito esta quarta-feira pelo porta-voz da GNR, Marco Cruz.

Na conferência de imprensa de apresentação da segunda fase da operação, em Fátima, Marco Cruz explicou que a GNR está já "há algum tempo a trabalhar em conjunto com várias entidades" e "vão ser treinados alguns dispositivos com o objectivo de garantir a segurança desta peregrinação, que é o foco desta operação, mas também serão testados este ano para serem aplicados no próximo, sabendo que irão ocorrer correcções".

Adiantou ainda que já no ano passado as autoridades começaram a "preparar algumas formas de articulação e de concretização no terreno" em cooperação "com as diversas entidades" e esta colaboração "vai ser reforçada este ano para ser aplicada no próximo ano".

"Estas acções de planeamento envolvem determinados cenários, desde o simples furto de carteiras, até cenários de maior gravidade. São todos planos de contingência que já foram treinados e estão a ser preparados. Mas, mais importante do que a reacção, é a prevenção", frisou Marco Cruz.

O porta-voz da GNR acrescentou que haverá um controlo de objectos e de pessoas no acesso à cidade de Fátima, sendo este o "primeiro cordão de segurança". Haverá outro junto ao "perímetro mais próximo do Santuário", podendo verificar-se algumas revistas selectivas.

"Temos recursos importantes, como a videovigilância, que dá capacidade para controlar pessoas e veículos. Estas tecnologias irão apoiar-nos no terreno", salientou Marco Cruz.

Quatro mil militares na estrada

A operação "Peregrinação Segura" está na estrada desde o dia 4. "Cerca de 4.000 militares, em patrulhas auto, têm estado ao longo dos itinerários e garantido a segurança dos pontos que são considerados críticos para que não se registem acidentes. Tivemos o atropelamento de três peregrinos, mas felizmente sem consequências drásticas, apenas com ferimentos ligeiros", informou Marco Cruz.

O porta-voz da GNR reiterou os conselhos de segurança para os peregrinos que se encontrem a caminho do Santuário. "Devem utilizar itinerários que permitam trânsito de peões, andar em fila indiana, aproveitando a berma das estradas e em sentido contrário do trânsito. Usar sempre, de dia e de noite, coletes reflectores".

Os condutores são "convidados" a "reduzir a velocidade", sobretudo nos "itinerários associados ao deslocamento para o Santuário de Fátima" e devem "ceder passagem aos peregrinos".

A GNR terá no terreno 200 militares em cada um dos dois dias - 12 e 13 de Maio - das várias valências como investigação criminal, cinotecnia, ordem pública, dispositivo territorial, inactivação de explosivos, trânsito e operações especiais, que se encontram apeados, auto, de bicicleta, de moto e a cavalo, informou o capitão do destacamento de Tomar da GNR, Carlos Canatário.
Segundo este militar, a GNR estará atenta à "prevenção da criminalidade, nomeadamente os furtos de carteira e no interior de veículos", assim como à segurança rodoviária e ao fluxo de trânsito, que, nos dias 12 e 13 de Maio, regista um "elevado número de viaturas".
Carlos Canatário aconselhou ainda os idosos e as crianças a "terem sempre consigo o contacto de um responsável", alertando para que as pessoas transportem "apenas o dinheiro que é necessário para os gastos" e "não deixem pertences visíveis no interior dos veículos".
"Os desaparecidos devem ser encaminhados para o parque número 1, junto à compra das velas. Solicitamos que sigam atentamente as indicações dos funcionários do Santuário e dos militares da GNR na indicação dos acessos e respeitem a sinalização temporária de condicionamento a parques e a ruas. Não efectuem estacionamento abusivo e destinado a pessoas com mobilidade reduzida", reiterou.

A GNR informou ainda que irá disponibilizar na sua página do Facebook informação sobre a lotação dos parques e quais os que se encontram mais vagos naquele momento, assim como notas sobre a circulação de trânsito.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fields
    12 mai, 2016 lx 10:03
    A necessidade que estas pessoas tem de publicitar tudo o que fazem e de agir como se fossem uma qualquer empresa privada cujo objetivo é o lucro, se andam na comunicação social a dizer tudo o que vão fazer é claro que se alguém pretender fazer qualquer coisa no recinto usa a informação a seu belo prazer. Nós já sabemos que vocês (gnr) querem meter o bodelho em tudo menos no patrulhamento de proximidade, porque esse faz doer as pernas e não dá tempo de antena, desde logo duplicar desnecessariamente servicos dentro da propria instituição, derretendo milhões de euros do contribuinte numa especie de feira de vaidades, onde os brinquedos caros abundam e os resultados práticos escasseiam, é carros para brincar aos bombeiros é barcos para brincarem de polícia marítima é aviões (de brincar, por enquanto) para brincarem de força aérea, etc, etc. Deus queira que nunca aconteça nada em portugal similar ao que aconteceu em França, Espanha, Belgica, Inglaterra e por aí fora, porque isso afeta invariavelmente pessoas inocentes, as mesmas que trabalham mais de 3 meses por ano para pagar impostos e que depois vão exigir explicações e chegar a conclusões interessantes.
  • João Pedro
    11 mai, 2016 Ourém 14:50
    Revistas selectivas? Qual a base legal para isso? Só porque apetece ao Sr. Major. Deve ter ido à escola dos USA...

Destaques V+