Tempo
|
A+ / A-

Um livro que fala de Fátima aos jovens do século XXI

18 fev, 2016 - 20:00 • Ângela Roque

“A Missão Francisco”, de Maria Teresa Maia Gonzalez, é um romance juvenil inspirado na vida e no testemunho dos videntes de Fátima.

A+ / A-

“A Missão de Francisco” é o título deste livro encomendado pelo Santuário de Fátima a Maria Teresa Maia Gonzalez. Habituada a escrever para crianças e jovens, a autora diz à Renascença que recebeu o convite “com grande surpresa e enorme alegria”, explicando que a iniciativa “tem já a ver com a comemoração do centenário, é uma das formas de celebrar as aparições de Nossa Senhora”.

No prefácio do livro o bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, lembra as dificuldades que há “no mundo fragmentado e complexo de hoje”, em explicar o fenómeno religioso aos mais novos, mas elogia a forma criativa que a autora encontrou para falar da mensagem de Fátima e dos videntes.

As personagens principais “são jovens de hoje, com os problemas de hoje, do século XXI”, conta a escritora. Maria Teresa reconhece que a realidade actual “não tem quase nada a ver com a realidade daquelas crianças” de há 100 anos, mas defende: "A mensagem de Maria é uma mensagem intemporal, que eu queria que chegasse aos jovens de hoje. Por isso, achei que esta era a forma de o fazer, pegando em jovens de hoje, com a sua situação real e concreta, que não têm uma vida como a dos pastorinhos, mas que se deixam interpelar”.

Um dos jovens do romance é Francisco, que tem uma família como tantas outras: “Os pais não se dão bem e estão à beira de uma separação. Ele deixou de ir à catequese e de frequentar a Igreja, mas tem dois primos, um rapaz e uma rapariga, que vão à catequese, e estão envolvidos nos projectos da pastoral juvenil”. Os primos estavam a preparar um trabalho sobre os pastorinhos, porque em breve iriam a Fátima numa peregrinação e a prima convida-o a ler a biografia de Francisco.

“O nosso Francisco da história lê a biografia do vidente Francisco e fica muito impressionado e com uma vontade imensa de ir a Fátima”, revela a escritora. Os pais não querem, mas ele acaba por ir, mesmo sem autorização, e é aí que se começa a dar uma grande transformação na sua vida.

Para a autora, esta história pode ser vista como uma história de conversão de um jovem dos tempos modernos: “Porque me parece que o grande apelo de Nossa Senhora é à nossa conversão, que é realmente a grande transformação da nossa vida, e é possível”. "Se levarmos até aos jovens a mensagem de Maria, tenho a certeza que essa mensagem os interpelará, certamente a uns mais do que a outros, mas irá contribuir para uma mudança de atitude”, diz.

Maria Teresa Maia Gonzalez espera que este livro ajude a descobrir ou redescobrir Fátima. Para muitos será descobrir, “porque só ouviram falar, mas nunca aprofundaram. Outros a ver com outros olhos a sua própria vida, à luz do que Maria disse aos Pastorinhos”.

O lançamento do livro está marcado para este sábado, Dia dos Pastorinhos, na Casa das Candeias, em Fátima, pelas 17h00. A obra será apresentada pelo teólogo do Santuário, Pedro Valinho Gomes, e conta com a presença do bispo de Leiria-Fátima e com o reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas.

A festa litúrgica dos beatos Jacinta e Francisco Marto vai ser assinalada com um programa especial “direccionado para as crianças, adolescentes, jovens e seus familiares”, como sublinha um comunicado do Santuário de Fátima. O programa, que arranca esta sexta-feira à noite, inclui vários momentos de celebração, oração e catequese, bem como o lançamento do livro “A Missão de Francisco”, e um Concerto Evocativo dos Pastorinhos, sábado à noite, na Igreja Paroquial de Fátima.

Este tema estará em destaque no programa "Princípio e Fim", da Renascença, transmitido este domingo às 23h30.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+