Tempo
|
A+ / A-

Meditações e desenhos para levar no bolso esta Quaresma

10 fev, 2016 - 20:06 • Ângela Roque

“Via Sacra com Maria” é um livro para ajudar a viver melhor a Quaresma. Os textos são de Isabel Figueiredo, da Renascença, as ilustrações de João Sarmento, e foi lançado pelo Apostolado da Oração.

A+ / A-

É um livro pequeno, fácil de transportar, o que faz dele um aliado precioso para os cristãos ao longo da Quaresma, que começou esta quarta-feira. Como diz o responsável pelo Apostolado da Oração, padre António Valério, o objectivo é que “ande no bolso, com as pessoas”. A autora do texto espera, acima de tudo, que o livro ajude, quem o lê, “a encontrar-se com Jesus”.

Isabel Figueiredo, responsável pelos conteúdos religiosos da Renascença, conta que começou por escrever estas meditações para a Via Sacra que a paróquia a que pertence organizou, em 2014. Os textos acabaram por ser gravados, em 2015, para a Semana Santa do “Passo-a-Rezar”, um projecto dos jesuítas que disponibiliza orações diárias através da internet, e que é gravado nos estúdios da Renascença.

A actriz Susana Arrais e o locutor João Chaves deram “voz e sentimento” a esta Via Sacra, que tocou, então, muitos dos que a escutaram. Como explica o padre António Valério, o livro resultou da “insistência dos utilizadores do ‘Passo-a-Rezar’, que reclamaram uma utilização mais ampla desta Via Sacra, sobretudo nas comunidades paroquiais no tempo de Quaresma”.

A Via Sacra faz parte das tradições mais acarinhadas pelos católicos, é um exercício espiritual que ajuda a reviver a paixão e morte de Jesus. Sendo esta uma “Via Sacra com Maria”, aqui em cada estação é a Mãe de Jesus quem toma a palavra.

“Sentindo-me muito próxima de Nossa Senhora pensei que aqui poderia ter a ousadia, ou o atrevimento, como também já me disseram, de tentar colocar-me no papel da Mãe que vê o Filho na Paixão”, explica Isabel Figueiredo. “Foi escrito assim, na tentativa de ser olhar de Maria, como Mãe, a acompanhar os passos do seu Filho”.

A autora sublinha, ainda, a importância dos desenhos feitos por João Sarmento, um jesuíta estudante de Belas Artes, no Porto. “São ilustrações para cada uma das estações e que nos permitem adivinhar o que se passou. Não tenho dúvidas de que o texto está valorizado por estas ilustrações”.

Como afirmou o Provincial dos Jesuítas, padre José Frazão Correia, no lançamento do livro no Porto, “esta Via Sacra pode ser escutada, lida, olhada, contemplada, como diria Santo Inácio, para ‘tirar proveito’. Quase que todos os nossos sentidos podem ser envolvidos”.

Também o cardeal patriarca sublinha, no prefácio, que estas meditações e desenhos “ajudam-nos muito”. “Na escrita e no traço são precisos e belos. Daquela Beleza que só a verdade irradia, quando é a verdade do bem absoluto, o esplendor da Cruz.”

O livro vai ter o circuito comercial habitual, mas pode ser adquirido através da livraria online da editorial dos jesuítas, em www.apostoladodaoracao.pt/.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rosinda
    10 fev, 2016 palmela 21:07
    fernando negrao tem razao!
  • rosinda
    10 fev, 2016 palmela 20:55
    aparentemente o tempo esta muito instavel!
  • rosinda
    10 fev, 2016 palmela 20:53
    roberto carlos e o rei!
  • rosinda
    10 fev, 2016 palmela 20:47
    eu nunca sei a quantas ando! o facebook de ze perdigao foi quem me deu indicaçao.

Destaques V+