Tempo
|
A+ / A-

Arcebispo de Évora convida cristãos a exercitar generosidade na Quaresma

05 fev, 2016 - 15:08 • Rosário Silva

Renuncia quaresmal destina-se aos cristãos perseguidos e vai ser canalizada através da Ajuda à Igreja que Sofre.

A+ / A-

“Vai e faz tu também o mesmo” dá titulo à mensagem quaresmal do arcebispo de Évora, retirado da parábola do bom samaritano (Lc.10, 29-37) e que evoca a Misericórdia“.

“Na parábola, nenhum dos personagens é identificado. Nenhum profere palavras” escreve D. José Alves que realça, antes, a atitude do samaritano.

“A misericórdia que lhe fez estremecer as entranhas e o encheu de compaixão traduziu-se em actos, ao contrário daqueles que discutiam sobre o assunto e se afastavam das situações concretas. Na verdade, na figura deste samaritano Jesus ofereceu-nos um ícone da misericórdia, que nos sempre nos deveria guiar no nosso modo de proceder como cristãos e, nomeadamente, neste tempo quaresmal”.

A mensagem, agora divulgada, alude à vivência do Ano Santo da Misericórdia, ao convite feito pelo papa nesse sentido e à resposta da diocese.

“Na Arquidiocese, desde o início deste ano pastoral, adoptámos a expressão sede misericordiosos como o Pai, para nosso lema de vida e acção. Em Vila Viçosa, foi aberta a Porta Santa, símbolo de Cristo, a verdadeira porta que dá acesso livre e gratuito à misericórdia do Pai”, recorda D. José Alves.

São meios, prossegue o arcebispo “para experimentar e celebrar a misericórdia, que transforma o coração e nos torna capazes de praticar as obras de misericórdia em favor do próximo. Se deixarmos ecoar no nosso coração as palavras de Jesus - vai e faz tu também o mesmo – não podemos ficar indiferentes. A compaixão há-de levar-nos a ser misericordiosos”.

Um renunciar solidário

Para o arcebispo de Évora praticar a misericórdia passa, também, por “exercitarmos a generosidade, mediante a renúncia voluntária a algo de que nós podemos prescindir e aos outros liberta de graves aflições”.

Na sua mensagem aos cristãos, D. José Alves faz, assim, o convite. “Tudo o que conseguirmos juntar será canalizado, através da Ajuda à Igreja que Sofre, que abriu uma delegação na nossa cidade de Évora, para os cristãos perseguidos, que perdem os seus haveres e se vêem obrigados a abandonar as suas casas e o seu país. Como habitualmente, a dinamização da Renúncia Quaresmal fica a cargo da Caritas Diocesana. A recolha das ofertas será feita pelos párocos que a entregarão ao Vigário da Vara respectivo e este aos Serviços da Cúria”.

A resposta a este desafio será, nas palavras do prelado, “um pequeno gesto de generosidade, envolvido num abraço fraterno, que juntamos à nossa oração constante”.

Um forma “de mitigar a violência exercida sobre esses milhares de irmãos nossos a quem queremos fazer chegar um sinal concreto do amor misericordioso de Deus, que em Jesus Cristo se irmanou com os injustiçados, os pobres e os que sofrem e continua dizer-nos como ao doutor da Lei: vai e faz tu também o mesmo” escreve ainda D. José Alves.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+