Tempo
|
A+ / A-

Visita do Papa será ponto alto das comemorações do centenário de Fátima

03 fev, 2016 - 15:32 • Paula Costa Dias

Para 2018 está prevista a realização de uma exposição sobre Fátima e os papas que “sublinha a relação entre Fátima e a Santa Sé e o Vaticano”, explica o padre Carlos Cabecinhas.

A+ / A-

A visita do Papa Francisco, em Maio de 2017, será o ponto alto das comemorações do centenário das aparições em Fátima.

A afirmação partiu do reitor do santuário na sessão de apresentação das comemorações. Para o padre Carlos Cabecinhas, “aquilo que chega claramente a mais peregrinos é a grande peregrinação de 12 e 13 de Maio de 2017 com a presença do Papa Francisco”. Sem dúvida, disse o reitor, “essa será a iniciativa mais marcante de toda a vivência do centenário”.

O programa de comemorações, que começa oficialmente a 1 de Dezembro de 2016, foi pensado com o objectivo de incluir actividades que fossem ao encontro do maior número de pessoas e terá uma forte componente cultural.

Um ciclo de órgão no novo órgão da basílica de Nossa Senhora do Rosário e vários concertos à volta deste instrumento, espectáculos como o de encerramento que estreará em Fátima uma obra do compositor James MacMillan, um ciclo de música sacra, a projecção do "video mapping" “Fátima: tempo de Luz”, a passagem de "spots" na Renascença com testemunhos sobre Fátima e um teatro musical são algumas das propostas além de exposições variadas.

Para 2018 está prevista a realização de uma exposição sobre Fátima e os papas a decorrer no Vaticano.

Um prémio de fotografia, o passatempo "online" de fotografia “Ver no silêncio: olhares sobre Fátima” e a performance multidisciplinar “O dia em que o sol bailou” são outras das iniciativas previstas, a que se juntam sessões culturais nas escolas católicas, um concerto de Páscoa, um encontro de coros infantis e o ciclo para coro, piano e acordeão “Tropário para uma pastora de ovelhas mansas”.

Para Junho de 2017 está também previsto um congresso internacional do centenário e, já este ano, em Setembro, o congresso mariano-mariológico internacional da Pontifícia Academia Mariana.

Ainda no âmbito destas comemorações foram feitas várias intervenções em espaços de uso quotidiano dos peregrinos e a requalificação da basílica e do altar do recinto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Areias
    03 fev, 2016 Sobralinho 19:53
    E quemm não professa a religião católica também tinha feriado? Um dia devíamos discutir os privilégios religiosos ( tolerâncias de ponto e outros) onde pessoas que atacam a igreja católica beneficiam deles. Se fossem pessoas sérias, abdicavam dos privilégios que a igreja católica concede.
  • correia
    03 fev, 2016 braga 18:04
    o governo devia dar feriado no dia 13-05-217 para que as pessoas pode-se acompanhar estas belas coisas e que nossa senhora nos abençoa a todos e também o nosso pais e todo o mundo que aja PAZ
  • Teresa
    03 fev, 2016 Lisboa 17:28
    Bem Haja à Rádio Renascença por nos ir dando estas notícias e alimentando a nossa Fé com artigos exigentes e honestos sobre tudo o que vai acontecendo pelo Mundo fora.
  • celina
    03 fev, 2016 S. Miguel Açores 16:19
    Apoio o Santuário de Fátima pela divulgação do Centenário das Aparições de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, assim como todos os meios de comunicação Social, todos e cada um dos Portugueses, pois Nossa Senhora não deixará de nos abençoar a todos e a cada. Eu também quero fazer a minha parte. Apenas e só para mostrar a nossa Gratidão de to o amor que Ela nos tem. Ainda ontem vi na Missa de encerramento da visita da Sua Imagem a esta Ilha de S. Miguel. Açores

Destaques V+