Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Santuário de Fátima escolhe como tema “Eu vim para que tenham vida”

02 dez, 2015 - 16:03 • Paula Costa Dias

O Ano da Misericórdia é, segundo o reitor padre Carlos Cabecinhas, “desafio a interpretarmos a mensagem de Fátima à luz da misericórdia de Deus”.

A+ / A-

“Eu vim para que tenham vida” é o tema que guiará o ano pastoral de 2015-16 no santuário de Fátima. Um ano pastoral em que se assinalará o centenário das aparições do anjo aos três videntes de Fátima e que coincidirá com o Jubileu Extraordinário da Misericórdia promulgado pelo Papa Francisco.

Para o reitor do santuário “é na misericórdia de Deus que encontramos a palavra-chave para interpretarmos a mensagem de Fátima”. No Itinerário temático do centenário das aparições de Fátima, o padre Carlos Cabecinhas escreve que “a mensagem de Fátima não nos desvia para o periférico e secundário, mas leva-nos ao essencial da fé cristã: a revelação do amor de Deus, Santíssima Trindade, que se manifesta como misericórdia para salvar, para dar de novo esperança aos que sofrem”. O Ano da Misericórdia é assim “desafio a interpretarmos a mensagem de Fátima à luz da misericórdia de Deus”.

O tema inspira-se na aparição de Setembro, na qual Nossa Senhora diz aos pastorinhos que Deus está contente com os seus sacrifícios. Uma mensagem proferida num contexto muito difícil para a humanidade, que visou dar esperança mas também de alerta para a necessidade de se inverter o caminho e que se mantém actual, diz o bispo da diocese de Leiria-Fátima.

“Hoje, para surpresa nossa, estamos na presença de uma nova e espantosa religião da morte”, D. António Marto salienta que “também no ocidente atravessamos uma crise epocal, de ordem cultural, social, económica e sobretudo moral e espiritual que tem provocado uma cultura do vazio interior e do desencanto na medida em que abala os fundamentos mais profundos, de tal maneira que parece que perdemos o chão debaixo dos pés”.

Na apresentação do tema do ano pastoral, o prelado revelou que “é neste contexto que ressoa para nós a mensagem de Fátima como mensagem de vida e de esperança para a vida”.

As celebrações do ano pastoral incluem um ciclo de cinco conferências a realizar até Abril, um curso sobre a mensagem de Fátima, o concerto de Natal e a 2ª edição do concerto evocativo dos três pastorinhos de Fátima e ainda o simpósio teológico-pastoral a realizar em Junho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JOSE MANUEL AFONSO N
    02 dez, 2015 corroios 17:24
    pois e pena que a nossa televisao em tos os os seus canais so cultive as telenovelas pois penso que em todas as paroqias os senhores deviam fazer o apelo do canal da canção nova pois o canal que se diz da igreija não tem nada de evangelho

Destaques V+