Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Papa sobre a Sida em África. Principal problema é a “injustiça social"

01 dez, 2015 - 10:06

Francisco rejeita que o uso do preservativo seja a solução para acabar com a doença e lembra que há questões maiores, como a má nutrição e a falta de água potável.

A+ / A-

O Papa foi questionado, a bordo do avião que o levava de volta a Roma, após a visita a África, sobre o Dia Mundial da Luta contra a Sida, que se assinala esta terça-feira.

Em foco esteve a oposição que a Igreja Católica mantém em relação ao uso de preservativo, tendo Francisco, no imediato, respondido que “é obrigatório curar”, mas afastando a ideia de que o preservativo possa ser a solução para o problema.

“Não falemos se se pode usar um outro penso rápido para uma certa ferida, a grande ferida é a injustiça social”, disse, dando como exemplo outros graves problemas que ainda persistem em África: “A exploração das pessoas, o trabalho escravo, a falta de água potável, é que são os problemas.”

“A pergunta parece-me demasiado limitada e parcial. Sim, [o preservativo] é um dos métodos e a moral da Igreja depara-se com uma perplexidade: é o quinto ou o sexto mandamento? Defender a vida ou que a relação sexual seja aberta à vida? Mas esse não é o problema, o problema é maior”, realçou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+