Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Crónica

Papa deixa o Quénia com mensagens fortes contra a corrupção e a pobreza

27 nov, 2015 - 12:57 • Aura Miguel enviada da Renascença ao Quénia

Francisco denunciou o flagelo da pobreza e as miseráveis condições de vida de tantos milhões de africanos.

A+ / A-

O Papa deixa o Quénia com fortes denúncias contra o flagelo da pobreza e contra as miseráveis condições de vida de tantos milhões de africanos.

Francisco falou contra a corrupção, o comércio ilegal de diamantes, metais preciosos e o tráfico de marfim, contra a violência e sobretudo contra tantas feridas abertas pelo ódio e crime organizado que usa crianças e jovens como “carne para canhão”.

No primeiro país visitado nesta viagem por África, o Papa recordou que o terrorismo e os conflitos se alimentam com o medo, a desconfiança e o desespero e que tudo isso nasce da pobreza e da frustração.

Em Nairobi, Francisco discursou perante os políticos do Quénia e os responsáveis da ONU, mas também visitou o bairro de Kangemi e conversou com os habitantes que sofrem de pobreza extrema. Só na capital do Quénia, 65% da população vive em barracas, com menos de um dólar por dia.

Francisco valorizou os jovens, a riqueza da alma africana e as suas belezas naturais e deu pistas para a construção de uma democracia saudável, edificada a partir do bem-comum e da infinita dignidade humana de todos e cada um.

A Renascença em África com o Papa Francisco. Apoio: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+