Tempo
|
A+ / A-

Papa a caminho de Nairobi para viagem histórica a África

25 nov, 2015 - 08:17 • Aura Miguel

Francisco inicia esta quarta-feira no Quénia uma viagem apostólica de seis dias ao continente africano, que passa também pelo Uganda e pela República Centro Africana. É a primeira vez que o Papa Francisco vai a África.

A+ / A-
Tensões, pobreza e violência. O que esperar da visita do Papa a África?
Tensões, pobreza e violência. O que esperar da visita do Papa a África?

É uma viagem com grande simbolismo, sobretudo porque é a primeira vez que o Papa vai a África, que no conjunto da geografia católica mundial é um dos continentes onde o número de baptizados aumenta e a prática dominical também. A Igreja é muito viva no Quénia, no Uganda e na República Centro Africana.

São três países com sérios problemas e com muitas dificuldades e muito sofrimento, onde há necessidade de paz e reconciliação, o que será o fio condutor da viagem. A RCA, praticamente em guerra civil, é um dos países mais perigosos que o Papa vai visitar.

Já o Quénia, onde chega esta quarta-feira a meio do dia, a situação é de um grande país com muita pobreza. Só num bairro de lata, perto de Nairobi, vive um milhão de pessoas. O programa inclui uma visita a um destes bairros, tal como um encontro com representantes das Nações Unidas na sede da ONU em Nairobi.

Na raiz do êxodo de milhares e milhares de africanos, que fogem das suas terras à procura de melhores condições de vida, está uma falta de ajuda concreta das grandes potências que olham para África com olhos de interesse económico. Por isso, o Papa começa a viagem por falar às autoridades do país e também aos diplomatas.

Ainda no Quénia, haverá ainda encontros ecuménicos, porque a presença da Igreja Anglicana é muito forte e por fim um encontro com os jovens, futuro da Igreja e das nações. O Papa Francisco segue depois para o Uganda, na sexta-feira, onde permanece até domingo, dia em que aterra na República Centro Africana. A viagem termina na segunda-feira, dia 30.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Adelina Carvalho
    25 nov, 2015 Porto 11:09
    Viagem perigosa mas que revela o grande coração do Papa Francisco e o seu grande zelo apostólico. Pedimos a Deus que o proteja e que esta viagem contribua para a paz naquela região do globo.

Destaques V+