Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bispos apostam na “criatividade pastoral"

20 out, 2015 - 09:01 • Aura Miguel , em Roma

Na semana decisiva para o sínodo da família, prossegue o debate sobre questões que podem gerar mais controvérsia. Papa procura espaços “para ouvir o Espírito Santo e agir em profundidade”, “sem medo das tensões e contestações inerentes a todo o processo de mudança”.

A+ / A-

“É bom haver discussão, não queremos um sínodo cosmético, mas a doutrina não vai mudar. O que poderá haver é maior criatividade pastoral.” Dito assim por alguns bispos que na segunda-feira participaram na habitual conferência de imprensa, até parece que é tudo pacífico, mas, nos média e nos blogues religiosos, a tensão sobre o sínodo é grande.

A agência SIR, da conferência episcopal italiana, por exemplo, destaca na sua primeira página uma entrevista com o cardeal Kasper, autor da polémica que divide o sínodo e os próprios bispos italianos sobre a questão dos divorciados. No final da entrevista, Kasper faz votos para “que todos estejam com o Papa nesta questão”.

Também na segunda-feira, saiu um texto do Papa Francisco, reproduzido no “Corriere della Sera”, de homenagem ao falecido cardeal Martini, nome incontornável na Igreja do pós-Concílio.

Este cardeal jesuíta, antigo arcebispo de Milão, conhecido crítico das opções pastorais de João Paulo II e Bento XVI, foi “papabile” em vários conclaves e de grande referência para muitos bispos e cardeais da geração do agora Papa, Jorge Bergoglio.

No texto agora divulgado, Francisco elogia a visão que o seu colega jesuíta tinha sobre sinodalidade – um tema sobre o qual o Papa já tinha falado no passado sábado de forma inovadora, pedindo maior colegialidade e uma conversão do papado.

Dois dias depois, Francisco volta à carga: “Sem medo das tensões e contestações inerentes a todo o processo de mudança”, diz agora que o cardeal Martini procurou a vontade de Deus e criou espaços “para ouvir o Espírito Santo e agir em profundidade. É isto que estamos a experimentar agora nos sínodos sobre a família”, escreve o Papa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+