Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Igreja centenária reabre em Évora

03 out, 2015 - 00:23 • Rosário Silva

A+ / A-

Um ano depois, reabre ao culto um dos mais importantes centros religiosos da cidade de Évora. Após rigorosas obras de recuperação e requalificação, a Igreja de S. Francisco apresenta-se de cara lavada e reabre domingo, para a festa litúrgica de São Francisco de Assis.

“Vamos ter uma missa celebrada pelo senhor arcebispo às 11h00 e a igreja fica aberta para quem a queira visitar”, revela à Renascença o padre Manuel da Silva Ferreira. E quem o fizer, durante a tarde, vai ser brindado com algumas horas de “música de órgão ao vivo” acrescenta.

Os últimos meses foram de intensa azáfama para a equipa que tomou conta da obra, por sinal considerada uma das maiores obras de restauro integrado do país. Entre outras intervenções, foi necessário substituir coberturas, garantir o reforço estrutural devido a problemas de segurança, tendo a operação sido aproveitada para requalificar, também, a antiga ala das celas dos monges.

Paróquia e diocese não pouparam esforços para levar a bom termo esta operação e os dinheiros comunitários contribuíram para o investimento que chegou aos 4,2 milhões de euros.

A reabertura ao culto e ao público acontece no domingo. Para o final do mês, Manuel da Silva Ferreira espera poder avançar também com a inauguração da nova área museológica.

“Estamos já nos acabamentos e esperamos poder abrir, até ao final de Outubro, esta nova área museológica que vai receber a colecção de arte sacra da igreja e a colecção de presépios do major-general Fernando Canha da Silva”, refere o pároco.

Classificada como monumento nacional, a Igreja de São Francisco data de 1224 e contém, no interior, a famosa Capela dos Ossos muito visitada por turistas nacionais e estrangeiros. O ano passado visitaram o espaço cerca de 200 mil pessoas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+