Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa fecha visita aos EUA com apelo renovado às famílias, "autênticas igrejas domésticas"

28 set, 2015 - 07:32

No Encontro Mundial das Famílias em Filadélfia, Francisco falou nos “pequenos gestos” que se aprendem em casa e no significado do casamento para os católicos. Missa encerrou visita apostólica de 10 dias a Cuba e aos Estados Unidos.

A+ / A-

O Papa renovou o apelo às famílias cristãs para que sejam exemplo e modelo para todos. A fechar a visita apostólica de cinco dias aos Estados Unidos, na homilia da missa de encerramento do Encontro Mundial das Famílias, em Filadélfia, Francisco lembrou que a fé está ligada aos pequenos gestos, e que é em família que se aprende a viver a fé.

“São gestos mínimos, que se aprendem em casa; gestos de família que se perdem no anonimato da vida diária, mas que fazem cada dia diferente do outro. São gestos de mãe, de avó, de pai, de avô, de filho, de irmãos. São gestos de ternura, de carinho, de compaixão. A fé cresce quando é vivida e plasmada pelo amor. Por isso, as nossas famílias, as nossas casas são autênticas igrejas domésticas, são o lugar ideal onde a fé se torna vida e a vida se torna fé”, afirmou Francisco.

O Papa começou por sublinhar aquilo a que chama o “milagre” que constituiu a afluência ao encontro. “Somos tantos a participar nesta celebração e isto, em si mesmo, já é algo de profético, uma espécie de milagre no mundo de hoje, que está cansado de inventar novas divisões, novos desastres”, disse.

“Oxalá todos fôssemos todos profetas!”, continuou. “Oxalá cada um de nós se abrisse aos milagres do amor para bem da sua própria família e de todas as famílias do mundo – e estou a falar do milagre do Amor - e dessa maneira poder superar o escândalo de um amor mesquinho e desconfiado, fechado em si mesmo, sem paciência com os outros”, exortou Francisco.

O Papa relembrou ainda o que significa ”casamento” para os católicos, a união entre um homem e uma mulher, e, ao seu jeito, deixou um desafio. “Deixo-lhes uma pergunta para que cada um responda, porque usei a palavra ‘impaciente’: ‘Em minha casa, grita-se ou fala-se com amor e ternura?’ É uma boa maneira de medir o nosso amor”, indicou.

“Renovemos a nossa fé na Palavra do Senhor, que convida as nossas famílias a esta abertura, que convida todos a participarem na profecia da aliança entre um homem e uma mulher, que gera vida e revela Deus. Que nos ajude a participar na profecia da paz, da ternura e do carinho familiar”, acrescentou.

Depois da missa, e ainda antes da partida para Roma, onde aterra esta segunda-feira, o Papa falou aos organizadores, voluntários e benfeitores que contribuíram para este Encontro Mundial das Famílias. O encontro marcou o fim de uma viagem apostólica de 10 dias, que levou o Papa primeiro a Cuba e depois aos Estados Unidos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+